
Hospital das Clínicas reabre processo transexualizador
Após dois anos paralisado, o atendimento a novos pacientes está sendo retomado
Texto: Angélica Queiroz
Entre os quatro do país que realizam a cirurgia de redesignação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Projeto Transexualismo (TX) do Hospital das Clínicas da UFG, voltou a receber novos pacientes no mês de março. Um novo cirurgião foi contratado para o projeto e a expectativa é que os procedimentos cirúrgicos sejam retomados nos próximos meses.
Segundo a coordenadora do projeto, Mariluza Terra, nesta retomada, as cirurgias de redesignação ainda não voltaram a ser feitas e há 35 pacientes que aguardam o procedimento. Após dois anos paralisado, a fila de espera do Projeto possui mais de 200 pacientes. “Para ter acesso ao ambulatório, basta ir a qualquer Cais de Goiânia, ter uma consulta com o clínico e solicitar encaminhamento para o ambulatório de Transexualismo do HC, que já está no sistema da Secretaria Municipal de Saúde”, orienta Mariluza Terra. Os novos pacientes deverão ter acompanhamento psicológico e hormonal de pelo menos dois anos até a cirurgia.
Projeto TX
Fundado há 16 anos, o Projeto TX do HC já realizou cerca de 70 cirurgias. Desde sua criação foram feitas novas regulamentações pelo Conselho Federal de Medicina, reestruturando o atendimento dos Projetos TX do Brasil, conforme a experiência do desenvolvimento dos trabalhos. Ao longo deste processo, o projeto da UFG, um dos quatro do país, se tornou referência nacional e internacional na área.
O projeto tem duas dimensões: ambulatorial, na qual o paciente recebe atendimentos básicos de saúde e acompanhamento, e o atendimento hospitalar pré, durante e pós-operatório, quando são realizadas diversas cirurgias de correções plásticas para adequação do fenótipo de nascimento físico ao gênero de identificação da pessoa transexual.
资源: Ascom UFG