Encobep

Engenharia de Produção realiza encontro regional

Sur 30/03/16 22:18.

Evento terá painéis de debate, minicursos, apresentações de trabalho e visitas técnicas a indústrias

Texto: Luiz Felipe Fernandes
Fotos: Victor Martins

Os desafios da Engenharia de Produção em ambientes de crise são tema do encontro regional da categoria, que teve início nesta quarta-feira (30/3), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT-UFG), Câmpus Aparecida de Goiânia. Durante quatro dias, o IV Encontro do Centro-Oeste Brasileiro de Engenharia de Produção (Encobep) reunirá estudantes, professores e profissionais da área para discutir mercado de trabalho, metodologias, novas tecnologias, gestão estratégica, entre outros temas.

As autoridades presentes à cerimônia de abertura do evento abordaram a importância da profissão, cuja base tecnológica está relacionada à gestão dos sistemas produtivos. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abrepo), Milton Vieira Júnior, apesar de ser uma área nova, há muita pesquisa sendo feita e ainda a ser desenvolvida, sobretudo em polos industriais como Aparecida de Goiânia. "A indústria é o grande laboratório do engenheiro de produção, por isso a necessidade de realizar eventos como o Encobep para o fortalecimento dessa área de conhecimento em todo o país", ressaltou.

Encobep

Orlando Amaral ressaltou importância do Reuni para a construção do Câmpus Aparecida

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Francisco Antônio Silva de Almeida, falou sobre a inserção de profissionais de outras áreas da engenharia na entidade, como é o caso dos engenheiros de produção, de alimentos e ambientais. O Crea-GO tem hoje 500 engenheiros de produção registrados. Para o diretor da FCT, professor Júlio César Valandro Soares, não há dúvidas de que o Centro-Oeste ocupa um espaço importante no mapa da Engenharia de Produção no país, o que demonstra a necessidade de eventos que proporcionem debates na área.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que possibilitou o aumento de vagas e cursos e a construção de novas unidades, como é o caso do Câmpus de Aparecida de Goiânia. "Isso fez toda a diferença para o estado de Goiás. Temos uma Universidade maior, mais inclusiva e que fez uma interconexão com a sociedade". O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, acrescentou que a consolidação da cidade como polo industrial e o projeto de construção de um Parque Tecnológico reforçam a necessidade de formação de profissionais qualificados nas áreas científica e tecnológica.

Encobep

Prefeito da cidade prestigiou o evento e falou sobre projeto de construção de um Parque Tecnológico

À cerimônia de abertura seguiu-se o primeiro painel de debates com os professores Milton Vieira Júnior, George Wagner Leão e Dieter Rugard Siedenberg. Nos demais dias de evento serão realizadas visitas técnicas a indústrias, minicursos e apresentações de trabalho, além de atividades de integração com participantes vindos de outras cidades e estados. Confira a programação completa no site.

Engenharia de Produção
Com as recentes mudanças estruturais e organizacionais dos sistemas de produção e a evolução dos cursos de Engenharia de Produção, os profissionais têm que se mostrar hábeis empreendedores capazes de atuar nas mais diversas organizações da sociedade. Um engenheiro de produção pode atuar em diversas organizações produtivas: empresas industriais e de serviços; indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral, além de outras específicas, como mineração, siderurgia, cimento e química. Pode, ainda, desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, na logística e na gestão de serviços de apoio a eventos esportivos ou artísticos.

Source: Ascom UFG

Catégories: Última hora encobep