O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Escoteiros

Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo-UFG é inaugurado

Em 05/03/16 17:16.

Atividades são abertas à comunidade e serão realizadas todos os sábados

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Victor Martins

Projeto de extensão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), o Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo foi oficialmente inaugurado neste sábado (5/3). A solenidade foi realizada na área externa da Escola de Engenharia Civil e Ambiental, na Praça Universitária, local onde os participantes já se reúnem desde o começo de fevereiro. Na ocasião, os dirigentes fizeram a promessa escoteira, assumindo compromisso com o grupo, e receberam o lenço e a insígnia.

O grupo criado na Universidade já possui uma alcateia – denominação dada às crianças dos 6 anos e meio aos 11 anos de idade, chamados de lobinhos – e uma tropa escoteira, com integrantes dos 11 aos 14 anos. Enfermeira do HC e coordenadora do projeto de extensão, Regina Sélia Jorge explica que o objetivo é contribuir para a educação de crianças e adolescentes, dentro e fora da Universidade, envolvendo também pais e responsáveis.

A presidente do grupo e professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), Maria José Almeida, considera que as atividades escoteiras complementam a educação formal, principalmente por transmitir valores éticos e morais, como respeito ao próximo e ao meio ambiente. “O grupo nasce com uma vontade enorme de crescer, de fazer um bom trabalho e de contribuir para termos crianças com valores humanos mais apurados”.

Presente à solenidade, a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Giselle Ottoni, ressaltou que projetos como esse reforçam a importância da Universidade na disseminação do conhecimento e na troca de aprendizado. “A Universidade não é limitada aos cursos de graduação, ela se estende à comunidade. Que esse grupo contribua com a cidadania e o bem-estar da sociedade, que também são os objetivos da UFG”.

Escoteiros

Para Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, escoteiros são exemplo de troca de aprendizado

Chefe da alcateia, o enfermeiro do HC Carlos Almeida destacou a importância do apoio institucional para fortalecer o objetivo do grupo do ponto de vista educacional. “O movimento escoteiro segue uma série de regras muito bem estruturadas e que vem sendo desenvolvidas há muito tempo. Trabalha com o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes e isso é o que garante o sucesso do movimento escoteiro”.

Inscrição
As atividades do Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo são realizadas todos os sábados, das 15h às 17h, na Escola de Engenharia. Podem participar crianças a partir dos 6 anos e meio de idade. Adultos podem se inscrever como voluntários, tendo ou não experiência no escotismo. Eles recebem capacitação para desenvolver atividades com os mais novos.

Para a inscrição é cobrada uma taxa mensal de R$ 20 para cobrir despesas com material e uma taxa anual em torno de R$ 100 para se associar à União dos Escoteiros do Brasil, que dá direito à carteirinha de escoteiro e a um seguro pessoal. A solicitação deve ser feita pelo e-mail ipeamareloufg@gmail.com.

Escoteiros

Escola de Engenharia da UFG recebe as atividades do grupo todos os sábados

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora escoteiros Cepae HC/UFG

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.