Cleomar Rocha ministra palestra sobre interdisciplinaridade
Evento abriu a programação do Programa de Formação em Inovação de 2016 com número recorde de inscritos
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Adriana Silva
Novo parceiro do Programa de Formação em Inovação, do Centro de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/UFG), o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (MediaLab/UFG) foi o destaque da palestra Interdisciplinaridade, Mídias Interativas e Inovação, ministrada pelo coordenador do Laboratório, professor Cleomar Rocha/FAV. Com ampla formação e experiência na área, o especialista, levou um número recorde de inscritos ao Auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, que recebeu a atividade.
Cleomar Rocha iniciou sua fala apresentando o MediaLab/UFG, que teve toda a sua estrutura bancada com projetos de pesquisa e é o melhor do país na área, além de ser o único que faz trabalhos transdisciplinares. “As disciplinas não só não conversam, como parecem estar brigadas quando, na verdade, nossos objetivos deveriam ser únicos”, criticou o professor. Para ele os pesquisadores de todas as áreas deveriam pensar menos em seus interesses particulares e mais nos processos de interação de todo o sistema.
O professor contou como tem sido procurado para mostrar essa experiência em vários país, especialmente na América Latina, e falou de seu orgulho de fazer parte da Universidade. “Somos o melhor e somos UFG. Se todos começarem a pensar a Universidade como um todo e não se identificando apenas com a sua área ou curso, seremos mais fortes”, afirmou.
Coordenador do MediaLab destacou a importância de se pensar no coletivo, fazendo as disciplinas trabalharem juntas
Como exemplo de trabalho com equipe multidisciplinar em uma construção interdisciplinar, o professor lembrou o processo de reformulação do Portal UFG, coordenado por ele em 2013. “A proposta da interdisciplinaridade é que a gente tente estabelecer comunicação e a base da inovação é justamente essa: pensar fora da caixa”, explicou.
Sobre as novas mídias interativas, Cleomar Rocha, falou da tentativa de dicotomizar o universo entre real e virtual, lembrando que essa divisão não existe. O pesquisador falou ainda de como a tecnologia seduz e criticou a forma como as pessoas simplesmente replicam sem checar os fatos, lembrando as consequências graves que esse tipo de ação pode causar. “As pessoas querem aprender a usar a media sem saber pra quê. Nós trabalhamos a media como um meio, aquilo que se usa para alcançar um objetivo”, detalhou.
Cleomar também ressaltou que a inovação é um trabalho de criatividade aplicada, que deve ser comprometida com o desenvolvimento regional e que o MediaLab/UFG tem essa visão, fazendo ver que é efetivamente parte de uma universidade, horizontal, onde todas as áreas do conhecimento têm a mesma importância.
Para Cleomar Rocha, número recorde de inscrições indica a importância do tema que, para ele, é muito caro no momento
Programa de Formação em Inovação
Este evento foi a primeira atividade do ano do Programa de Formação em Inovação, que já tem outras três palestras confirmadas para o primeiro semestre. A próxima, no dia 14 de abril, vai trazer a Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi e dois empreendedores contemplados em projetos do órgão para conversar sobre essa experiência.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: MediaLab Última hora