O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Políticas públicas em Goiás_diagnóstico, avaliação e propostas

Pesquisa sobre políticas públicas em Goiás vira livro

Em 21/12/15 10:26.

Realizado por pesquisadoras e estudantes em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o livro avalia seis áreas estratégicas de ações do Estado

Texto: Kharen Stecca e Angélica Queiroz

Foto: Crea-GO

Uma parceria inédita entre pesquisadora da UFG e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás permitiu a realização de uma pesquisa que faz um diagnóstico sobre a situação das políticas públicas em algumas áreas estratégicas de ação do Estado. A iniciativa partiu de um convite do deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e os custos da pesquisa foram financiados por meio da verba indenizatória a que ele teve direito, quando exercia o cargo de deputado estadual.

As conclusões da pesquisa foram divulgadas no início de novembro, com a publicação do livro Políticas Públicas em Goiás: Diagnóstico, Avaliação e Propostas. A pesquisa abordou as políticas públicas implementadas em Goiás nas últimas décadas, a partir da redemocratização do Brasil. Para a condução da pesquisa foi formada uma equipe de seis pesquisadoras e diversos estudantes de diferentes áreas da UFG, sob a coordenação da professora Denise Paiva.

De acordo com a professora Denise Paiva, o deputado Daniel Vilela foi quem procurou a UFG, em 2013, pelo interesse de firmar com a UFG um convênio com a Assembleia Legislativa para realizar a pesquisa. O trabalho levou um ano e meio para ser concretizado. Denise Paiva explica que a captação dos recursos provenientes da Assembleia Legislativa foi realizada pela Fundação de Apoio a Pesquisa da UFG (Funape). A pesquisa foi dividida em seis eixos: gestão de pessoas, políticas de segurança, economia, educação, programas sociais e de saúde. "Poderíamos ter sido escolhidas outras áreas de investigação, como a área de meio ambiente, por exemplo, mas, o grupo de pesquisadoras, optou por este recorte", pontuou Denise Paiva.

Durante a fase de execução do projeto, pesquisadoras os estudantes receberam bolsas com valores equivalentes a pagos pelo CNPq e pela Funape. Como forma de publicizar os resultados, Denise Paiva explica que foi sugerido a edição do livro, que é um subproduto do relatório final entregue à Funape. O lançamento do livro ocorreu em novembro de 2015.

A professora destaca que a parceria foi pioneira e que acredita que novas ações como essa possam ser estabelecidas: “É uma oportunidade para UFG se inserir no debate público de temas importantes. Assim, o conhecimento produzido na universidade poderá contribuir para discussões sobre desenvolvimento, economia e políticas sociais. Esperamos que estas propostas tenham desdobramentos e que surjam com vistas a ampliar o diálogo entre academia  e sociedade e possam, de alguma forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população goiana”.

O deputado federal Daniel Vilela ressalta a importância da aproximação do poder público com o meio acadêmico e diz que este tipo de parceria deveria ser mais constante no Brasil. “Me propus a usar a verba do nosso gabinete na Assembleia para contribuir com as políticas públicas de forma mais efetiva e duradoura, oferecendo, ao mesmo tempo, um espaço para a academia tomar frente nesta discussão", afirma o deputado.

Onde encontrar o livro?

Exemplares do livro não serão comercializados. Poderão ser encontrados em bibliotecas públicas e ou ser adquiridos por meio de pedidos via e-mail para o endereço eletrônico: imprensa@danielvilela.com.br

 Detalhes do contrato com a Assembleia Legislativa

  • A captação e execução do projeto se deu obedecendo aos preceitos da Lei n. 8.958/94, e demais resoluções do Conselho Universitária da UFG (Consuni/UFG);
  • O Contrato foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Funape;
  • O projeto de pesquisa atendeu a todos os requisitos legais e normativos da UFG, como aprovação pelo órgão responsável, registro na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG/UFG) e o plano de trabalho submetido à Pró-reitoria de Administração e Finanças (PROAD);
  • O valor do projeto de pesquisa foi de R$ 255.000,00 e teve previsto: pagamento de 6 estagiários e 7 bolsas (valores da tabela CNPq); aquisição de material permanente, doado para a UFG; ressarcimento a unidade acadêmica e a UFG, sob a forma das taxas administrativas; pagamento das despesas operacionais da Funape.

 

 A Publicação

O livro é dividido em seis capítulos, cada um deles faz um diagnóstico, avaliação das informações e dados coletados e, ao final sugere propostas para ação do Estado em cada área pesquisada. No capítulo 1, Marina Sartore e Lira Moreno analisaram dados de diversos documentos sobre as políticas de gestão no setor público estadual, diagnosticando a situação dos servidores e elaborando proposições para um modelo a ser implementado para uma melhor divulgação do perfil do funcionalismo público em Goiás. No capítulo 2, Telma Durões e Edwiges Corrêa, trazem os resultados de pesquisa bibliográfica e documental nas áreas de segurança pública e sistema prisional em Goiás, além de elencar os principais programas desenvolvidos no mundo com o objetivo de diminuir os índices de violência e reincidência e promover a ressocialização de apenados.

No capítulo 3, Francis Ribeiro, reúne as análises e os resultados de vários estudos que retratam o processo de desenvolvimento da economia de Goiás para apreciar o grau de alcance dos objetivos de desenvolvimento industrial no Estado concluindo que, apesar dos esforços, o perfil da indústria goiana ainda não foi reorientado. No capítulo 4, os autores -Augustina Echeverría, Érivan Silva, Ana Clara Rodrigues, Diony Rodrigues e Lurian David - apresentaram uma investigação sobre o perfil dos docentes e dos alunos concluintes do Ensino Médio em escolas estaduais de Goiânia, contribuindo para uma reflexão mais ampla no debate sobre as políticas públicas educacionais.

No capítulo 5, Cleonice Souza apresenta resultado de pesquisa que analisa a engenharia operacional das políticas sociais implementadas no Estado e o que ela chama de herança das políticas anteriores. No último capítulo, Marta Rovery, apresenta o perfil epidemiológico do Estado, destacando os principais problemas de saúde apresentados pela população, analisando as informações das Regionais de Saúde de Goiás e elencando pontos de reflexão para a formulação de políticas públicas de prevenção, promoção de saúde, reabilitação de agravos e bem-estar da coletividade.

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: livro Última hora

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.