
Novas perspectivas de ensino nas universidades é tema de palestra
Miguel Zalbaza, em conferência na UFG, defendeu que as universidades invistam mais em seus alunos e não somente em pesquisas
Texto: Wanessa Olímpio
Fotos: Carlos Siqueira
Foi realizada na tarde desta quinta-feira, (19/11), no auditório da Faculdade de Educação (FE/UFG) a conferência Os saberes universitários acerca da educação superior, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (FM) da UFG. A exposição foi feita pelo professor Miguel Zabalza da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, que defendeu a importância do desenvolvimento contínuo dos professores universitários e propôs mudanças no ensino e aprendizado. "O motivo da existência das universidades são os alunos e não somente pesquisas", defendeu.
Segundo o professor é preciso propor uma outra perspectiva sobre o que se é fazer um bom ensino na formação universitária. "Repensar constantemente a postura dos docentes e das próprias universidades é uma forma de melhorar o ensino", defendeu Zabalza. O pesquisador criticou ainda o fato de muitas das vezes a qualidade do ensino ser remetida às estruturas físicas das instituições, e não à forma como os alunos aprendem o conteúdo.
Miguel Zalbaza defendeu ainda que os professores não deixem as salas de aulas para se dedicar apenas a pesquisa. Segundo ele, diferente do que se possa imaginar, ser um bom docente não se restringe a dominar o conteúdos das disciplinas, é preciso que o professor mantenha permanente análise de sua prática para aperfeiçoar a didática utilizada.
Neste sentido, foi abordada ainda a forma como o conteúdo é repassado aos alunos. De acordo com o professor falar em excesso em sala de aula não é uma boa opção. Uma das ferramentas a ser utilizada para superar este estágio é ultrapassar o conhecimento específico de uma área, convidando os alunos a exporem suas perspectivas em sala de aula.
A professora Nilce Campos Costa, da Faculdade de Nutrição (Fanut/UFG) participou da conferência e destacou a importância dela para os docentes. "Devemos refletir sobre nossa condição de trabalho de maneira a exercer nossa prática pedagógica de maneira estratégica", concluiu.
Professor defendeu a necessidade da dedicação dos professores as salas de aula e não sobre pesquisas
Docentes e professores da área da saúde participaram da palestra
Fonte: Ascom UFG
Categorie: Educacão Conferência Última hora