
Núcleo de Pesquisa se destaca em competição internacional
Pequi Mecânico obteve a 5ª colocação na categoria Futebol de robôs
Texto: Caroline Pires
Fotos: Tiago Henrique
Equipe de 26 alunos do Núcleo de Pesquisa Pequi Mecânico obteve a 5ª colocação na categoria de Futebol de Robôs (IEEE VSSS) durante a Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica realizado na cidade de Uberlândia no início deste mês. O Pequi Mecânico competiu com 30 equipes de toda a América Latina.
De acordo com o atual presidente do Pequi Mecânico, o estudante Tiago Henrique, a boa colocação da equipe na competição permite difundir a prática da Robótica em Goiás, incentivando cada vez mais a participação de jovens em pesquisas nesta área.
Os alunos integrantes do Pequi Mecânico participam da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica há 5 anos. Em 2013 a equipe obteve o troféu de 3° colocado na categoria IEEE SEK, que utiliza robôs construídos com kits educacionais.
Além da participação em competições, o Pequi Mecânico também organiza a etapa goiana da Olimpíada Brasileira de Robótica, que contou neste ano com 80 equipes compostas por crianças e adolescentes. Além disto, realizam também o trabalho de ministrar aulas, cursos e palestras com o objetivo de divulgar a robótica para a comunidade acadêmica e ensinar as mais modernas práticas e técnicas nesta área da engenharia.
Equipes de robôs durante a competição da categoria Futebol de Robôs
Robô humanoide
Durante a competição, o núcleo de pesquisa apresentou um robô humanoide inteiramente construído pelos integrantes do Pequi Mecânico, com o apoio da empresa Meca Tecnologia e Sistemas. Este robô participou da competição na categoria Corrida de Humanoides e recebeu elogios por ter sido construído sem a utilização de kits pré-moldados.
Integrante do Pequi Mecânico acompanha competição do robô humanoide produzido na UFG
Pequi Mecânico
Criado em 2011 por alunos de diversas áreas da engenharia, o grupo Pequi Mecânico é atualmente composto por 37 alunos. Administrado e gerido pelos próprios estudantes, o grupo conta com o apoio dos professores Marco Antônio Assfalk (EMC) e Anderson Soares (INF).
Atualmente, o grupo é subdivido em equipes para participação em competições de robótica nacionais e internacionais.
Além do preparo às equipes para competições de robótica, o PMec busca a disseminação do conhecimento da área, e realiza palestras, minicursos e competições, também apresenta trabalhos científicos em eventos acadêmicos em todo o país.
Neste ano o Pequi Mecânico começou também a ministrar aulas de robótica para alunos de uma escola pública em Aparecida de Goiânia.
Pequi Mecânico conta atualmente com 37 membros
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Última hora Prêmio Pequi Mecânico EMC