
Inaugurado Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas
Laboratório do Instituto de Química busca formar profissionais especializados e avançar em pesquisas científicas
Texto: Italo Wolff
Fotos: Carlos Siqueira
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (6/11) o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem), no Instituto de Química (IQ) da UFG. O laboratório, provido de equipamentos modernos, se dedica à identificação, caracterização e quantificação de alvos moleculares em misturas complexas.
Andréa Rodrigues Chaves e Boniek Gontijo Vaz, coordenadores do laboratório; Neucírio Ricardo Azevedo, diretor do IQ; Orlando Amaral, reitor da UFG; e ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, fizeram o descerramento da placa de inauguração
O laboratório foi financiado em parceria com a Petrobrás, que tem por obrigação legal fazer investimento de 1% de seu faturamento bruto em pesquisa. Segundo Boniek Vaz, os investimentos se concentram na área do petróleo e, até então, nas regiões Sul e Sudeste. A UFG é a primeira das universidades do Centro-Oeste a realizar a colaboração. Porém, tanto Boniek Vaz quanto Andréa Chaves ressaltaram que, embora um dos objetivos da espectometria de massas seja a caracterização do petróleo, o equipamento é interdisciplinar e pode atender à diversas áreas.
Utilidades
A cromatografia, espectrometria de massas, técnicas de ionização ambiente e imageamento químico (DESI-Imaging) são úteis à medicina, farmácia, biologia, entre outros. Boniek Vaz destacou a coloboração que a equipe do Lacem tem com a Polícia Federal e a Polícia Civil na química forense, e o potencial que os equipamentos têm de estudar tecidos orgânicos e diferenciar tecidos saudáveis de cancerígenos. Andréa Chaves afirmou que a interdisciplinaridade é uma das características da ciência de hoje, e que esta é uma importante característica do laboratório. “Venho da química analítica e o professor Boniek da química orgânica. Pretendemos formar profissionais com qualificação mais abrangente, de acordo com o que tem sido solicitado pelo mercado” disse a coordenadora.
Segundo os coordenadores, a formação dos alunos é um ponto crucial para o laboratório. Segundo Boniek Vaz, há um apagão no mercado brasileiro por se tratar de uma área que demanda profissionais bem qualificados - empresas e universidades ficam com concursos e vagas abertas por vários meses sem preenchimento. “Além disso, trata-se de um alto investimento em nosso laboratório. Temos que atender e fazer jus a toda confiança depositada aqui pela sociedade. Nosso slogan, assim dizendo, tem de ser: cromatografia e espectometria de massa para as massas” afirmou o professor.
Após a inauguração, reitor conheceu instalações do laboratório
O reitor Orlando Amaral e o diretor do IQ, Neucírio Azevedo, afirmaram que a iniciativa dos coordenadores do Lacem é exemplar. “São dois docentes jovens que têm inovação em mente. Para crescer quando há bonança é necessário apenas logística e estratégia. Crescer em tempos de crise requer coragem”, afirmou Neucírio Azevedo. Orlando Amaral declarou: “não podemos nos deixar abater pelo espírito derrotista na crise. Não temer correr atrás de seus projetos, aprender a otimizar a utilização de recursos são lições que temos de aprender na crise.”
Fuente: ASCOM
Categorías: Inauguração laboratório Instituto de Química