
Fundadores da Imprensa Universitária são homenageados
Centro Editorial e Gráfico da UFG (Cegraf) instala placa onde funcionou um dos primeiros parques gráficos de Goiânia
Texto: Michele Martins
Fotos: Camila Caetano
Inaugurada em 1962, a Imprensa Universitária da UFG teve sua primeira sede no Centro de Goiânia, entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera. Neste local foi constituído um dos primeiros parques gráficos da cidade. Para recuperar a história desse órgão universitário, a Congregação do Centro Editorial e Gráfico da UFG (Cegraf) criou uma jornada simbólica para instalação de uma placa para homenagear os trabalhadores que fundaram o órgão. O descerramento desta placa ocorreu na manhã de hoje (22/10), com a presença de funcionários do Cegraf, do representante do Diretório Central dos Estudantes da UFG (DCE-UFG), Fábio Antônio Júnior, do secretário municipal de Cultura de Goiânia, Ivanor Florêncio e do reitor da UFG, Orlando Amaral.
A placa foi instalada na praça José Ximenes, no Centro de Goiânia, entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera
Lembranças e relatos das memórias destes trabalhadores marcaram a ocasião. O designer gráfico Marcus Lisita Rotoli, que hoje trabalha no Cegraf lembrou que, antes da instalação da Imprensa Universitária, funcionava no local o restaurante que era administrado por sua família. O atual chefe de Impressão e Acabamento, Daniel Ancelmo da Silva, trabalha no órgão desde 1981 e estava orgulhoso de presenciar a celebração: "Foi no Cegraf, e com o apoio da UFG, que eu adquiri todo o meu conhecimento profissional. O meu sentimento é de orgulho. Sinto como se fôssemos uma família", declarou.
Carlos Roberto Fávaro, foi diretor da Imprensa Universitária no período de 1978 a 1981, quando o órgão já tinha sido transferido para um prédio da UFG no Setor Universitário. Ele lembrou que um dos principais projetos encaminhados naquele período foi a renovação do parque gráfico e a contratação de novos servidores com o apoio do Ministério da Educação. "Naquela época conseguimos a substituição da Tipografia para o maquinário de impressão offset. Isso possibilitou a ampliação da Editora UFG. Hoje vejo o quanto o trabalho desse órgão floresceu. Para mim, é uma grande alegria voltar a esta origem", disse o ex-diretor.
Fotos históricas foram fixadas na parede do prédio onde funcionou primeira sede da Imprensa Universitária
Para o diretor no Cegraf, Anton Corbacho, a iniciativa é fundamental para honrar os trabalhadores que começaram o trabalho editoral e gráfico da UFG. "Tudo começou neste lugar. Fazia sentido colocarmos esta placa para lembrarmos que foi aqui o local que a nossa missão teve começo".
Para o secretário municipal, Ivanor Florêncio, "Este momento é importante para manter viva as memórias e lembrarmos a importância da UFG na história goiana", declarou.
O reitor, Orlando Amaral lembrou que atualmente a UFG está entre as melhores do país graças ao trabalho das pessoas ligadas à instituição. "A história de nossa universidade foi marcada por lutas. Hoje podemos celebrar a união de todos em prol da Universidade. Fico muito feliz pelo trabalho do Cegraf de recuperação da memória da Universidade", declarou o reitor.
Integrantes da comunidade universitária prestigiaram o descerramento da placa em homenagem aos fundadores da Imprensa Universitária
O descerramento da placa teve início com a apresentação o coral Orfeão da Imprensa Universitária, formado por integrantes do Cegraf, que interpretaram o Hino Nacional
Source: Ascom/UFG
Categories: Cegraf Imprensa Universitária Última hora