
Centro Analítico da Faculdade de Farmácia realiza Simpósio aproximando Universidade e sociedade
Projeto de extensão faz parte de programas governamentais e dá contrapartida à sociedade em nível nacional
Texto: Italo Wolff
Fotos: Camila Caetano
Como parte das atividades comemorativas dos 70 anos da Faculdade de Farmácia da UFG, foi realizado nesta sexta-feira (2/10), no auditório da Faculdade de Odontologia, o I Simpósio do Centro Analítico em Controle de Qualidade, em comemoração aos 30 anos de fundação do Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos (LCQA) e 20 anos do Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos (LCQM).Contando com uma mesa redonda e três palestras, as atividades do simpósio foram relacionadas às práticas e funcionamento do LCQA e LCQM, além de apresentação cultural.
Durante a abertura, a mesa diretiva explicou que o simpósio tem a intenção de aproximar a sociedade dos projetos de extensão da Faculdade de Farmácia. “Promovendo conhecimentos na área de controle de qualidade de alimentos e medicamentos, estreitando o vínculo com nossos clientes e ampliando a visibilidade do centro analítico”, detalhou a farmacêutica Viviane Souto Valeriano, coordenadora do simpósio.
Simpósio visa aproximar projetos de extensão da Faculdade de Farmácia e comunidade
LCQA e LCQM
A coordenadora do LCQA, Fernanda Garrote Marques expôs sobre a criação do laboratório, em 1985, e sobre o funcionamento atual do mesmo, que atende anualmente cerca de 184 clientes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, recebendo, em média, 1.500 amostras e realizando mais de 6 mil ensaios por ano em diversos tipos de alimentos. “O laboratório emite certificados de análise que demonstram a adequação ou não dos alimentos às normas vigentes, indicando se os mesmos estão aptos e seguros para nós consumidores, contribuindo assim para a manutenção da saúde da população”, explicou a coordenadora.
Elviscley de Oliveira Silva, coordenador do LCQM, ressaltou que, atualmente, o laboratório realiza serviços principalmente para indústrias de cosméticos e farmácias de manipulação localizadas em Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Amazonas. De acordo com o coordenador, “em 2014 o LCQM, sob a coordenação da professora Ieda Maria Sapateiro Torres, foi habilitado pela Anvisa para realização de estudos de equivalência farmacêutica, colocando a UFG como a 8ª universidade do Brasil a possuir um laboratório com esse tipo de atividade de extensão". O Centro Analítico (LCQA e LCQM) recebe ainda estagiários graduandos do curso de Farmácia durante todo o ano, colaborando para a formação profissional destes alunos, que realizam análises sob supervisão em tempo integral.
O Simpósio contou com palestrantes da UFG (professores da Faculdade de Farmácia e da Escola de Veterinária e Zootecnia) e de outras instituições, incluindo representantes do Laboratório Central do Estado de Goiás (Lacen/GO), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Indústria Farmacêutica, permitindo que os participantes pudessem aprimorar seus conhecimentos na área de controle de qualidade de alimentos e medicamentos e contribuindo para a formação de qualidade de alunos e profissionais, tanto da UFG quanto de outras instituições.
Participantes tiveram acesso a palestras sobre controle de qualidade de alimentos e medicamentos
Source: ASCOM
Categories: simpósio Faculdade de Farmácia laboratório Controle de qualidade