
Conferência discute educação como método de transformação social
Professor Marcos Del Roio fez um paralelo entre as utopias e a sociologia na área da educação
Texto: Italo Wolff
Fotos: Camila Caetano
A importância de uma educação diferente para a transformação da realidade social foi tema da conferência de abertura do XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação da UFG, realizada nesta terça-feira (15/9), no auditório da Faculdade de Educação (FE) da UFG. A conferência, com o mesmo tema do simpósio: Ciência e formação: Utopias e Desencantos, foi proferida pelo professor Marcos Del Roio, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Marcos Del Roio discutiu o caráter da cultura e a definiu como a segunda natureza em que o homem vive, fruto de seu próprio trabalho. Para perpetuar esse ambiente, o professor ressaltou que aprendemos ideologias e técnicas que possibilitam reproduzir a sociedade. “Como se reproduz a ordem social? Por meio da educação. E qual o papel da educação? Explicar o mundo como ele é, para que possamos reproduzi-lo”, explicou o professor. Portanto, segundo ele, a educação pode ter uma importância fundamental na modificação da sociedade. “Ainda que não possa mudar o mundo sozinha”, afirmou.
Para o professor, uma revolução cultural é idealizada por meio da autoeducação, que pressupõe auto-organização. Marcos Del Roio teceu um histórico das tentativas de auto-organização sindical no Brasil, com os imigrantes italianos no começo do século XX; na Itália, com a trajetória do intelectual Antonio Gramsci; e na França, com a Revolução Francesa. Concluiu expondo a necessidade de uma educação que incorpore métodos da sociologia para mudar a sociedade, pois, segundo ele, “atualmente é muito difícil ir contra o sistema que nos ensina a reproduzir. Mesmo com todas as evidências de que ele esteja nos encaminhando para a destruição de nossa espécie”.
Professor Marcos Del Roio colocou a educação como um fator fundamental para a mudança social
Saulo de Castro, graduando em administração na UFG, se interessou pela conferência por conta do título: Ciência e formação: Utopias e Desencantos. “As utopias são importantes para nos fazer caminhar e acreditar que tudo é passível de mudança”, afirmou. Para ele, o conteúdo apresentado pelo professor foi satisfatório. “Falas como a de hoje são importantes porque vão na contra mão do discurso dominante – de que a sociedade atual é natural e eterna. Defendem que devemos reinventar as relações sociais, hoje fundadas no individualismo. Apontam possíveis caminhos”.
Após a fala do professor, participantes da conferência tiraram dúvidas sobre a sociologia aplicada à educação
Source: Ascom UFG
Categories: Última hora Conferência sociologia Educacão transformação social