Incubadora da UFG gradua empresas e recebe novas
Em 10 anos de existência a Incubadora de Empresas da UFG já graduou 16 empresas
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Camila Caetano
Na manhã desta quarta-feira (26/8), a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e o Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG realizaram a cerimônia de graduação de empresas incubadas vinculadas ao Programa de Incubação de Empresas (Proine) e receberam para as boas vindas as novas empresas e projetos de negócios pré-incubados. A Gerente do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG, Emília Rosângela, Pires destacou os resultados positivos e coordenou a entrega dos certificados. Em 10 anos de existência, a Incubadora de Empresas da UFG, que tem como objetivo principal a preparação de empresas de base tecnológica para o mercado, já graduou 16 empresas.
Para o Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Cândido Borges, a cerimônia foi um momento de boas-vindas, parabenização e agradecimento. Ele destacou que os resultados já obtidos são “graças a uma série de pessoas e instituições que se envolveram”, agradecendo a todos. Diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Albenones José de Mesquita, presente na cerimônia, pontuou sobre o papel da Fapeg na incubação e afirmou que a instituição se sente honrada em participar do momento e está à disposição da Incubadora da UFG para apoio e parcerias.
A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti, ressaltou a importância da aproximação entre universidade e empresas e o protagonismo da UFG na incubação de empresas no estado de Goiás. “Ocupamos um espaço que existia e precisava ser preenchido”, afirmou. Clorinda lembrou os desafios que a incubadora ainda enfrenta, como a falta de servidores, e destacou o papel fundamental das empresas. “Sem vocês não existiria incubadora de empresas na UFG”, concluiu.
Presidente do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico Samambaia e ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, comemorou o momento: “A Universidade precisava traçar esse caminho de empreendedorismo e inovação e agora podemos sonhar cada vez mais alto”. Edward Madureira lembrou que o Parque Tecnológico está aberto para todos e que a intenção é transformar o local em um centro de empreendedorismo, além de receber as novas empresas para troca de experiências.
Representantes de empresas graduadas receberam certificados
As graduadas
Entre as graduadas está a empresa Seu Condomínio, que atua na área de desenvolvimento de software para condomínios verticais e horizontais, com automatização de todos os processos do condomínio. Para o sócio-fundador, Rogério Mendonça, a Incubadora da UFG foi fundamental para a empresa e ajudou a abrir várias possibilidades. Ele contou sobre a rotina de trabalho e a importância dos cursos para sanar a deficiência que ele e o sócio tinham nas áreas de empreendedorismo e gestão. “Agora a gente já consegue andar com as próprias pernas”, comemorou.
A Web Scientia,voltada para desenvolvimento de produtos inovadores atualmente focada no processo de educação de Ensino Médio e vestibulares, também foi desenvolvida com a ajuda da Incubadora da UFG. O fundador, José Adenaldo Santos, agradeceu o apoio. “Talvez sem a incubadora a empresa não existiria porque o caminho é complicado. Agora, onde a gente chegar, vai sempre ter uma mãozinha da UFG”, afirmou, emocionado.
Também foram graduadas: a SisGEO, empresa especializada em geotecnologias desenvolvendo técnicas e utilização de múltiplas plataformas sensoriais; a Cuia Internet Brasil, que propõe software e serviços de geoprocessamento para apoiar a tomada de decisão de usuários e empresas; e a Fibonacci, empresa de tecnologia especialista em criação de aplicativos para internet, redes sociais e mobile, com foco em plataformas multilaterais que unem consumidores a produtos.
资源: Ascom UFG
类别: Última hora Proine
