empresas graduadas

Incubadora da UFG gradua empresas e recebe novas

Em 26/08/15 10:44.

Em 10 anos de existência a Incubadora de Empresas da UFG já graduou 16 empresas

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Camila Caetano

Na manhã desta quarta-feira (26/8), a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e o Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG realizaram a cerimônia de graduação de empresas incubadas vinculadas ao Programa de Incubação de Empresas (Proine) e receberam para as boas vindas as novas empresas e projetos de negócios pré-incubados. A Gerente do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG, Emília Rosângela, Pires destacou os resultados positivos e coordenou a entrega dos certificados.  Em 10 anos de existência, a Incubadora de Empresas da UFG, que tem como objetivo principal a preparação de empresas de base tecnológica para o mercado, já graduou 16 empresas.

Para o Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Cândido Borges, a cerimônia foi um momento de boas-vindas, parabenização e agradecimento. Ele destacou que os resultados já obtidos são “graças a uma série de pessoas e instituições que se envolveram”, agradecendo a todos. Diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Albenones José de Mesquita, presente na cerimônia, pontuou sobre o papel da Fapeg na incubação e afirmou que a instituição se sente honrada em participar do momento e está à disposição da Incubadora da UFG para apoio e parcerias.

A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti, ressaltou a importância da aproximação entre universidade e empresas e o protagonismo da UFG na incubação de empresas no estado de Goiás. “Ocupamos um espaço que existia e precisava ser preenchido”, afirmou. Clorinda lembrou os desafios que a incubadora ainda enfrenta, como a falta de servidores, e destacou o papel fundamental das empresas. “Sem vocês não existiria incubadora de empresas na UFG”, concluiu.

Presidente do Comitê de Implantação do Parque Tecnológico Samambaia e ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, comemorou o momento: “A Universidade precisava traçar esse caminho de empreendedorismo e inovação e agora podemos sonhar cada vez mais alto”. Edward Madureira lembrou que o Parque Tecnológico está aberto para todos e que a intenção é transformar o local em um centro de empreendedorismo, além de receber as novas empresas para troca de experiências.

empresas graduadas proine

Representantes de empresas graduadas receberam certificados

As graduadas 

Entre as graduadas está a empresa Seu Condomínio, que atua na área de desenvolvimento de software para condomínios verticais e horizontais, com automatização de todos os processos do condomínio. Para o sócio-fundador, Rogério Mendonça, a Incubadora da UFG foi fundamental para a empresa e ajudou a abrir várias possibilidades. Ele contou sobre a rotina de trabalho e a importância dos cursos para sanar a deficiência que ele e o sócio tinham nas áreas de empreendedorismo e gestão. “Agora a gente já consegue andar com as próprias pernas”, comemorou.

A Web Scientia,voltada para desenvolvimento de produtos inovadores atualmente focada no processo de educação de Ensino Médio e vestibulares, também foi desenvolvida com a ajuda da Incubadora da UFG. O fundador, José Adenaldo Santos, agradeceu o apoio. “Talvez sem a incubadora a empresa não existiria porque o caminho é complicado. Agora, onde a gente chegar, vai sempre ter uma mãozinha da UFG”, afirmou, emocionado.

Também foram graduadas: a SisGEO, empresa especializada em geotecnologias desenvolvendo técnicas e utilização de múltiplas plataformas sensoriais; a Cuia Internet Brasil, que propõe software e serviços de geoprocessamento para apoiar a tomada de decisão de usuários e empresas; e a  Fibonacci, empresa de tecnologia especialista em criação de aplicativos para internet, redes sociais e mobile, com foco em plataformas multilaterais que unem consumidores a produtos.

 empresa incubada 1

empresa incubada 2

empresa incubada 3

empresa incubada 4

empresa incubada 5

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Proine