
Embaixador do Panamá visita UFG
Edwin Emílio Vergara Cárdenas deu início ao diálogo sobre possibilidade de convênio com a Universidade
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Adriana Silva
Nesta segunda-feira (3/8), o reitor da UFG, Orlando Amaral e a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann, receberam no gabinete do reitor o embaixador do Panamá, Edwin Emílio Vergara Cárdenas, que veio à Universidade em busca do estabelecimento de um convênio para que estudantes panamenhos possam estudar na UFG, em especial, na Escola de Agronomia.
Embaixador mostrou interesse em concretizar parcerias com a UFG
De acordo com Edwin Cárdenas, a embaixada do Panamá está também em contato com outras universidades do Brasil, mas ele recebeu uma indicação especial sobre a Escola de Agronomia (EA) da UFG, reconhecida como muito produtiva. O reitor da UFG destacou a força da EA que tem, inclusive, um histórico de cooperação internacional já consolidado.
Orlando Amaral lembrou ainda que o Brasil é referência na área agrícola e que, muitos dos avanços nessa área no país se devem ao melhoramento genético de plantas, citando o 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, realização da UFG e da Associação Brasileira de Melhoramentos de Plantas, que começa hoje e vai até o dia 6 de agosto em Goiânia.
Orlando Amaral e Ofir Bergemann explicaram ainda ao visitante que o ingresso nas universidades públicas brasileiras se dá pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas que existe um programa do governo federal, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do qual a UFG participa e o Panamá faz parte. Ofir Bergemann sugeriu ao embaixador que essa parceria seja feita por meio do PEG-G. “Esse já é um programa consolidado na UFG, mas nunca recebemos estudantes do Panamá,” observou.
Diálogo entre Brasil e Panamá deve continuar para encontrar a melhor maneira de se consolidar um convênio
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Internacionalização Última hora Escola de Agronomia Panamá