
Aldo Zarbin abre 1º Workshop da Pós-graduação em Química
Evento, que tem como objetivo a integração e divulgação das pesquisas realizadas no Instituto de Química da UFG, acontece até sexta-feira (24/07)
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Camila Caetano
Teve início na manhã desta terça-feira (21/07) o primeiro Workshop do Programa de Pós-graduação em Química da UFG. Para a conferência de abertura foi convidado o presidente-sucessor da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo Zarbin, que falou sobre as pesquisas que desenvolve com materiais multifuncionais baseados em nanoestruturas de carbono.
O representante da regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Flávio Colmati Junior, aproveitou a oportunidade para convidar a todos para próxima reunião da SBQ, que será realizada pela primeira vez no Centro-Oeste, em Goiânia, em 2016. Na ocasião, Aldo Zarbin deve ser empossado como presidente da SBQ. “Goiânia já faz parte da minha história”, afirmou Zarbin.
Presidente sucessor da Sociedade Brasileira de Química tem mais de 100 trabalhos publicados e é referência na pesquisa em Química no país
Novo momento
Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFG e do Projeto Casadinho (Procad), Danielle Cangussu, o Workshop marca um novo momento no Instituto de Química (IQ), integrando as pesquisas da graduação e dos diversos programas de pós-graduação. Daniela ressalta que o programa está crescendo e que essa troca de experiências deve “fortalecer os laços de cooperação internos e com outras instituições”.
A coordenadora da Pós-graduação em Química, Patrícia Sartoratto, lembrou que o Programa do IQ é um dos maiores da UFG, com cerca de 200 alunos, e que está completando 15 anos, passando agora por um momento de maior amadurecimento. “Nesse contexto, o Workshop vem para que possamos conhecer o trabalho de colegas de outros programas mais consolidados que o nosso, se atualizar e perceber que nós também fazemos pesquisa de alta qualidade”, pontuou.
O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, José Alexandre Felizola Diniz, destacou que eventos como esse propiciam um ambiente científico extremamente importante para a pós-graduação no país, dentro do que prega o Plano Nacional de Pós-graduação, que tem como três eixos principais: internacionalização, interinstitucionalização e interdisciplinaridade. “Essa lógica de integração é a saída para alavancar a nossa formação científica e acadêmica”, afirmou.
José Alexandre destacou o crescimento da pós-graduação na UFG e lembrou que, pelo fato de a maioria dos programas ainda serem novos, ainda estão buscando amadurecimento. O Pró-reitor também não deixou de falar sobre a diminuição dos recursos, mas deixou um recado: “É importante que saibam que a pós-graduação no Brasil sempre teve recursos escassos e, apesar disso, conseguimos destaque na produção científica mundial. Dessa vez não será diferente, vamos vencer as dificuldades como sempre fizemos”.
O evento vai até o dia 24 de julho e deve ocorrer a cada dois anos. Confira aqui a programação.
Abertura foi realizada no Auditório da Biblioteca Central da UFG e reuniu estudantes de graduação de pós-graduação, além de professores e pesquisadores
资源: Ascom UFG