
Eleuse Machado de Britto recebe título de professora emérita da UFG
Conselho Universitário homenageou a docente da Faculdade de Medicina que trabalhou na Universidade por 39 anos
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira
A professora aposentada da Faculdade de Medicina (FM) da UFG, Eleuse Machado de Britto Guimarães, recebeu na manhã desta terça-feira, 07/07, em cerimônia realizada no prédio da Reitoria, o título de Professora Emérita. Outorgado pelo Conselho Universitário (Consuni), o título é a maior honraria existente hoje no meio acadêmico e é concedido, na UFG, a docentes aposentados que tenham alcançado posição eminente em atividades universitárias.
O Reitor da UFG, Orlando Amaral, conduziu a sessão e justificou que a decisão do Consuni considerou as contribuições da professora para o desenvolvimento do Departamento de Pediatria da FM e para a consolidação do Mestrado Interinstitucional, que possibilitou a formação de mestres e doutores.
Como presidente do Consuni, Orlando Amaral, conduziu a homenagem
Homenagens
Professora da Faculdade de Medicina, Maria Helena Alves Canuto, em nome da comunidade universitária, saudou a homenageada, que foi conduzida até a mesa diretiva pelos docentes da FM, Maria Auxiliadora Carmo Moreira e Félix André Sanches Penhavel. "Todos aqui estão envoltos em uma atmosfera de alegria pela solenidade tão justa e oportuna”, afirmou Maria Helena Alves, visivelmente emocionada.
A professora também destacou os pontos altos da trajetória de Eleuse Machado, entre eles a fundação do Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente (Necasa) e a direção da Faculdade de Medicina por dois mandatos. “Esse título é uma forma de coroá-la pela brilhante e humana carreira acadêmica. A senhora faz parte da nossa história e jamais será esquecida”.
Professores da Faculdade de Medicina fizeram parte da mesa durante cerimônia
Diretora da Faculdade de Medicina da UFG, Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, destacou que agora a FM passa a ter 10 professores eméritos, em 55 anos de existência. A diretora, que trabalhou com Eleuse Machado, também falou da carreira da homenageada e destacou sua bravura na defesa da docência. “O título de professor emérito é a imortalidade acadêmica de um docente. Hoje, Eleuse, você se torna imortal”, pontuou.
Filho da homenageada, Eduardo Machado de Britto Guimarães, foi quem fez a leitura de um discurso, em nome da Professora Emérita. Segundo ele, a mãe, que trabalhou também na Faculdade de Educação (FE) e no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), recebe esse título com muita alegria e sentimento de dever cumprido. “É extremamente louvável essa iniciativa dada a importância de se resgatar a história da Faculdade de Medicina”, afirmou.
Orlando Amaral fez questão de lembrar que a professora é muito querida em toda a Universidade, onde trabalhou por 39 anos, até sua aposentadoria, em 2004. “Sonhava com uma grande universidade e ajudou a construí-la”, ressaltou o Reitor da UFG, que também destacou as lutas de Eleuse Machado pelos direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes e para transformar o Brasil em um país mais justo. “Doutora Eleuse, a UFG se orgulha de atribuir à senhora o título de Professora Emérita dessa Universidade”, concluiu.
Familiares, amigos, professores e autoridades da Universidade prestigiaram o evento
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: Faculdade de Medicina professor emérito Última hora