Primeira reunião ordinária do Nepev

Nepev discute propostas de atuação em 2015

On 26/05/15 11:29 .

Durante primeira reunião do núcleo, foram apresentadas ideias para formação de curso de especialização e colaboração nas políticas para o idoso em Goiás

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

Criado no final de 2014, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento (Nepev) da UFG tem desenvolvido atividades interdisciplinares no campo do envelhecimento, no intuito de avançar nos conhecimentos sobre a temática e contribuir no fortalecimento de políticas e iniciativas voltadas para a atenção à pessoa idosa. Nesta segunda-feira (25/05), o Nepev realizou, na sala do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR), no prédio de Núcleos da UFG, a primeira reunião para planejamento das ações de 2015.

Na ocasião, foram discutidas a delimitação da área do entorno do Câmpus Samambaia para serem traçadas estratégias de trabalho com a população idosa da região, além de demandas já encaminhadas por instituições a serem coordenadas pelo Nepev. Entre elas, a possibilidade de criação de um curso de especialização multiprofissional em Gerontologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da qual partiu a proposta."O idoso ainda não tem lugar na formação profissional. Pouco se fala da pessoa idosa na sala de aula", lamentou o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG e membro do grupo, Celmo Celeno Porto, destacando a necessidade de envolver as diversas áreas no debate sobre o assunto.

Primeira reunião ordinária do Nepev

Integrantes do Nepev sugeriram um levantamento das instituições disponíveis no entorno do Câmpus Samambaia para futuras parcerias, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para a população idosa da região

Mais ações

A coordenadora do grupo, Vanessa Helena Santana Dalla Déa, também apresentou outros dois convites para atuação do Nepev que possibilitarão maior vínculo entre universidade e comunidade. Tratam-se da colaboração na estruturação de uma política da pessoa idosa em Goiânia e a articulação de estratégias, a partir de uma comissão criada pela Procuradoria de Justiça do Ministério Público, para atenção às instituições de longa permanência para idosos, no intuito de garantir que esses locais se adéquem às exigências previstas em lei.

Além disso, o núcleo recebeu uma proposta do Conselho Estadual do Idoso para realizar uma pesquisa avaliativa sobre as políticas públicas para o idoso em Goiás, tendo em vista que o Estatuto do Idoso completa 12 anos em 2015.“Todas essas demandas mostram a amplitude e os desafios que o Nepev terá e que são muitos pela frente”, ressaltou a coordenadora do Nepev.

Primeira reunião ordinária do Nepev

Coordenadora do Nepev, Vanessa Santana, destacou iniciativas previstas para 2015

Também é papel do núcleo identificar as necessidades da própria universidade relacionadas ao tema do envelhecimento. Um dos aspectos levados para discussão foi o da implementação de um Programa de Preparação dos Servidores para a Aposentadoria. De acordo com a coordenadora adjunta do CRR e integrante do Nepev, Lázara Lima, o programa seria organizado a partir de um sistema de cursos oferecidos aos servidores com temas relacionados à vida após aposentadoria.

Quelle: Ascom UFG

Kategorien: Última hora Nepev CRR