
Conselho Gestor da UFG - Regional Goiânia se reúne pela primeira vez
Participantes aprovaram a proposta de representação dos dirigentes das unidades acadêmicas da Regional Goiânia no Conselho Universitário da UFG
Texto: Anna Carolina Mendes
Fotos: Caroline Almeida
Na tarde da última sexta-feira, 15/05, o Conselho Gestor da UFG - Regional Goiânia se reuniu pela primeira vez. A reunião foi realizada no auditório da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Câmpus Samambaia, na qual participaram os representantes de unidades acadêmicas e das categorias da UFG - Regional Goiânia. Na ocasião, os participantes definiram o funcionamento do Conselho Gestor e aprovaram a proposta de representação dos dirigentes das unidades acadêmicas da Regional no Conselho Universitário da UFG (Consuni).
A criação do Conselho Gestor da Regional Goiânia foi prevista no novo Regimento Geral da UFG. Aprovado em 2014, o Regimento criou mecanismos para integrar a gestão nas regionais da instituição. Um desses mecanismos foi a criação dos conselhos gestores, que são os organismos máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento em cada regional. Em Catalão, Jataí e Goiás, os conselhos já estão em funcionamento, assim como as Câmaras Regionais e Câmaras Superiores.
O reitor da UFG, Orlando Amaral, participou da reunião na Regional Goiânia e explicou que o Conselho Gestor será presidido, rotineiramente, pelo vice-reitor, Manoel Chaves, e que quando os pró-reitores titulares não estiverem presentes, quem os representarão com direito a voto serão os pró-reitores adjuntos. Segundo Orlando Amaral, esse sistema foi pensado para que a equipe gestora da Universidade possa circular entre as regionais.
Reitor explica a configuração do Conselho Gestor
Composição no Consuni
Orlando Amaral apresentou a proposta de representação dos dirigentes das unidades acadêmicas da Regional Goiânia no Consuni. “Essa discussão já aconteceu em reuniões com diretores de unidades acadêmicas. Hoje, o Conselho Gestor da Regional Goiânia definirá como essas unidades serão representadas no organismo máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade”, disse.
A proposta tinha como base a divisão de representantes em oito grandes áreas do conhecimento. O número de cursos abrigados em cada área também foi levado em consideração. O reitor explicou que nem todas as unidades acadêmicas seriam representadas no Consuni, mas que haverá um rodízio entre elas. “Qualquer diretor que não esteja na composição do Conselho Universitário tem direito a participar, será convocado e terá direito a voz nas reuniões”, destacou.
Em seguida, os participantes votaram a proposta, que foi aprovada por maioria. Os participantes também definiram a indicação dos representantes dos dirigentes dos Órgãos Suplementares da UFG para compor o Consuni. Eles designaram o Hospital das Clínicas como titular e a Rádio Universitária como suplente.
Maioria dos participantes votou favorável à proposta
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Conselho Gestor Reunião Votação Última hora