Visita de Catadores à UFG reforça a importância da Incubadora Social
Ao longo de anos, a Assessoria Técnica prestada pela Incubadora Social tem auxiliado o trabalho de cooperativas de materiais recicláveis
Texto: Maria Glória Alves
Uma caravana de catadores de materiais recicláveis da cidade de Ceres visitou nesta quarta-feira, 29/04, a Incubadora Social da UFG com o objetivo de formalizar uma parceria com a instituição. Há alguns anos a UFG realiza o trabalho de assessoria técnica com este segmento na capital e em cidades do interior do Estado.
Segundo o coordenador da coleta seletiva de Ceres, Pedro Ivo Rosa Borges, a criação, em setembro do ano passado, da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do São Patrício (Cotresp), só ocorreu devido ao apoio logístico da prefeitura de seu município e também à assessoria técnica informal da Incubadora Social da UFG. “Foi fundamental essa assessoria. Queremos agora que essa parceria com a Incubadora seja realmente efetivada. Precisamos muito da orientação da equipe da UFG em questões relativas à autogestão, contabilidade, parte financeira e jurídica, e ainda sobre meios de captação de recursos”, reforçou Pedro Borges.
Pedro Ivo e o grupo de 12 catadores de Ceres aproveitou a visita à região metropolitana para também conhecer o trabalho de duas cooperativas apoiadas pela Incubadora Social da UFG. Acompanhados da equipe técnica da instituição, eles visitaram a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável “Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente” (Cooper Rama), localizada no Jardim Curitiba III (Região Noroeste de Goiânia), e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nerópolis (Cooper Nero).
Segundo o coordenador da Incubadora Social da UFG, Fernando Bartholo, essas duas cooperativas foram escolhidas para a visita por apresentar resultados positivos no trabalho cooperado da reciclagem. “São exemplos concretos de iniciativas que estão dando certo. A parceria está possibilitando maiores perspectivas para os trabalhadores do ramo”, frisou. A Cooper Rama foi criada em 2008 e a Cooper Nero, em 2013. Juntas, elas reúnem cerca de 30 catadores de materiais recicláveis.
Ainda segundo Pedro Borges, a troca de experiências entre os grupos de catadores irá possibilitar um maior aprendizado acerca do cooperativismo. “Ao conhecer a realidade de outras cooperativas, teremos melhores condições de driblar as dificuldades, errar menos e acertar mais. A parceria com a UFG, uma vez efetivada, irá impulsionar nosso trabalho”, acredita.

Catadores de materiais recicláveis da cidade de Ceres visitaram a UFG neste quarta-feira, 29/04
Source: Incubadora Social UFG
Categories: Última hora Incubadora Social UFG
