Professor uruguaio profere palestra na UFG
Na abertura do III Colóquio de Letras, Adolfo Elizaincín destacou a importância do bilinguismo na América Latina
Texto: Thaíssa Veiga
Foto: Laís Brito
Já estão acontecendo as atividades do III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão, promovidos pela Faculdade de Letras da UFG. O evento segue até sexta-feira, 27/03.
A abertura do evento, realizada no dia 25/03, contou com a presença do professor Adolfo Elizaincín, Decano da Universidad de la República (Uruguai). Antes do início da programação, o professor Sinval Filho, da Faculdade de Letras (FL) e o instrumentista, Mardônio Figueiredo, fizeram uma apresentação musical.
Em seguida, o docente Adolfo Elizaincín ministrou a palestra “Contato de línguas e bilinguismo”, apresentando dados do ponto de vista social histórico do bilinguismo Português e Espanhol na América Latina. Ele destacou a importância do estabelecimento de contato com as línguas e suas variações. “Tudo começa com o contato. Temos sempre contatos linguísticos na sociedade que habitamos e eles precisam ser percebidos e trabalhados. Um exemplo dessa variação na mesma língua, é o Português, de Lisboa e o Português, do Brasil", exemplificou Adolfo Elizaincín.
Valdirene Maria de Araújo Gomes, professora da FL e integrante da equipe que organiza o evento, o Colóquio é uma oportunidade para que os alunos e professores apresentem pesquisas e projetos que são produzidos na Universidade.
Estiveram presentes na abertura a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Giselle Ottoni; a Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi; o Diretor da Faculdade de Letras da UFG, Francisco Quaresma; a Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Cleidimar Silva; e o Vice-Diretor da Faculdade de Letras da UFG, Jamesson Buarque.

O Professor Adolfo Elizaincín, Decano da Universidad de la República (Uruguai) proferiu a palestra de abertura da conferência
Outras atividades
O evento promove no dia 27/03, a partir das 14h, a palestra sobre “Fórmulas e pequenas frases, ou onde as coisas se condensam”, do professor Sírio Possenti, da Universidade de Campinas (Unicamp), com a mediação da professora Joana Plaza Pinto (FL).
Das 16h às 17h40, a palestra com o tema "Palavra e ética na poesia de João Cabral de Melo Neto", ministrada pelo professor Alcides Villaça, da Universidade de São Paulo, será mediada pelo professor Marcelo Ferraz de Paula (FL).
Encerramento
O encerramento do III Colóquio Nacional de Letras será no dia 27/03, às 19h, com a conferência sobre "Política da inteligência: sem língua não há poder", da professora Shirley Vilhalva, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com surdez, oferecido pelo estado do Mato Grosso do Sul, com a coordenação da professora Christiane Cunha de Oliveira. Todas as palestras terão o acompanhamento de tradutor e intérprete de Libras/Português.
Estas atividades irão ser realizadas nas salas do andar superior do Centro de Eventos Ricardo Freua Bufáiçal.
Confira a programação.

Componentes da mesa diretiva prestigiam a abertura do evento

Grande público comparece a abertura do III Colóquio Nacional de Letras
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Última hora Faculdade de Letras
