
Renovação do Programa Linnaeus-Palme contribui para o processo de internacionalização da UFG
Parceria com a Suécia permite troca de experiências, desenvolvimento e avanços em pesquisa na Faculdade de Odontologia
Texto: Caroline Pires
A Faculdade de Odontologia (FO) comemora mais um ano de renovação das bolsas do Programa Linnaeus-Palme com a UFG. O programa de intercâmbio internacional é financiado pelo Governo da Suécia e proporciona a participação de estudantes e professores suecos e de países de desenvolvimento a possibilidade de aprofundar contatos globais no campo da educação superior.
A parceria com a Suécia teve início em 2007 quando foi firmado um convênio para intercâmbio de professores e alunos entre a Universidade de Malmö e a UFG, sob a coordenação da professora Rejane Faria Ribeiro-Rotta. Desde então o Programa Linnaeus-Palme já trouxe à UFG 11 alunos de graduação/mestrado e 4 professoras suecas, bem como levou 5 professores e 10 alunos de graduação/mestrado da FO para Universidade de Malmo para esta experiência científico-cultural.
O Programa Linnaeus-Palme tem importância significativa não somente para o processo de internacionalização passiva da UFG, pelo envio de recursos humanos para treinamento e capacitação, mas também para a internacionalização ativa da universidade. "Todas as vertentes deste programa estimulam os processos para nos tornamos atrativos para instituições internacionais como centro de desenvolvimento do conhecimento, formação de recursos humanos e pesquisa”, destaca a professora Rejane Ribeiro-Rotta.
O programa já teve como frutos a produção de trabalhos científicos, com publicação de vários artigos em revistas internacionais (Qualis-A2), além de outros projetos de pesquisa ainda em andamento.
Atualmente dois alunos da Faculdade de Odontologia da UFG estão em Malmo, um aluno sueco na UFG, a previsão da vinda de mais duas alunas e dois professores para 2015.
Convívio Cultura
Outro aspecto de destaque é a figura do docente-tutor e discente-tutor, selecionados pela coordenação do Programa Linnaeus-Palme e Coordenação de Curso da FO para auxiliar no processo adaptativo.
Dentre inúmeros aspectos positivos, esses tutores ampliam a experiência de trocas e preparam novos intercambistas. Os discentes-tutores são contemplados com o certificado de “Convívio Cultura”, fornecido pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Cai).
Esse processo foi responsável pelo estímulo a criação de um projeto de extensão da FO-UFG – Comitê internacional da FO-UFG, iniciativa dos alunos de graduação e pós-graduação, que não apenas tem dado suporte para receber intercambista do Programa Linnaeus-Palme, mas aproximando outros intercambistas da UFG, fortalecendo as iniciativas de internacionalização da UFG além de apoiar a Cai em ações junto aos intercambistas de outros programas.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Última hora Coordenação de Assuntos Internacionais Faculdade de Odontologia