
Atividade inaugura Clube de Empreendedorismo da UFG
O encontro reuniu estudantes de diferentes áreas interessados em conhecer e participar do Lemon
Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira
Fruto da determinação e articulação dos estudantes da UFG, na noite da última quarta-feira, 04/03, o Lemon - Clube de Empreendedorismo da Universidade iniciou oficialmente suas atividades, durante o evento Um Papo e Uma Limonada, que aconteceu no Auditório da Faculdade de Letras (FL). Na ocasião, os organizadores do Clube explicaram à plateia como surgiu a ideia e como o Lemon funcionaria. O público também participou de uma dinâmica sobre como é possível, em pouco tempo, ter ideias que solucionam diversos problemas. Ao final, os interessados em participar do projeto puderam expor suas dúvidas e sugestões.
Além da conversa, como o próprio nome sugeria, não poderia faltar limonada durante o encontro. Os organizadores do Lemon aproveitaram a ocasião para venderem sucos e gelatinas de limão. Daniel do Prado Pagotto, aluno do 3º período de Engenharia de Software, da UFG, recebeu os estudantes que foram prestigiar o evento e explicou que o lucro com as vendas serviriam para ajudar o início do longo caminho que o Clube tem a percorrer. E, instigou os participantes: “Se a vida te desse limões? O que você faria com eles?”.
Dinheiro da venda de sucos e gelatinas de limão ajudarão na estruturação do Clube de empreendedorismo, composto por estudantes da UFG
Daniel do Prado Pagotto contou um pouco sua história e sobre como ele passou a ter ideias empreendedoras e inovadoras. Segundo o estudante, as teorias que envolvem o empreendedorismo, às vezes, engessam a prática. “Aprendi que, empreender não é só abrir um negócio. Independente do local, atitudes empreendedoras são importantes. Mas, quem se interessa pelo assunto, encontra diversas barreiras e o Lemon vem justamente para isso. O Clube quer inspirar, capacitar, reunir pessoas de diversas áreas, para juntos, podermos criar”, explicou.
Assim, o Clube, que hoje tem dez estudantes de diferentes áreas à frente da organização, além de contar com o auxílio de professores, promete ser um espaço para desenvolver habilidades de raciocínio, empreendedoras e inovadoras, além de incentivar o pensamento crítico, a visão holística, a aplicação de pesquisas, a comunicação e o contato multidisciplinar. “Lemon vem de liderança, empreendedorismo, organização e networking”, completou Daniel do Prado Pagotto.
Daniel do Prado Pagotto explicou como o Lemon vai funcionar
Para exemplificar os objetivos do Clube, Arthur Scalzitti, estudante do 9º período do curso de Biotecnologia da UFG, narrou como uma ideia, que nasceu na sala de aula, transformou sua vida e de seu colega, Paulo Hernanes. Os graduandos desenvolveram um projeto, como trabalho final de uma disciplina do curso, que visava a criação de um dispositivo químico que interromperia o ciclo da esquistossomose, infecção conhecida como “Barriga d’água”, que atinge milhões de pessoas no Brasil. Animado com a ideia, Arthur Scalzitti e Paulo Hernanes não engavetaram o projeto. Depois de concluir com êxito a disciplina, procuraram o professor e começaram a desenvolver suas ideias.
Estudante Arthur Scalzitti contou como levou adiante uma ideia que nasceu na sala de aula e que pode impactar milhares de vidas
Os estudantes se inscreveram no Programa de Incubação de Empresas da UFG (Proine), conquistaram o segundo lugar na 1ª Olimpíada de Empreendedorismo para Universitários Goianos, como prêmio, participaram do estágio de Pré-Incubação de sua Incubadora e de diversos cursos de empreendedorismo. Arthur Scalzitti e Paulo Hernanes também puderam participar do Campus PartyTM 2015, evento sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital, que ocorreu em São Paulo. Além de tudo, foi na Olimpíada que os graduandos conseguiram seu maior feito: um investidor para o projeto. “Nosso produto pode impactar a vida de milhões de pessoas. Precisamos acreditar mais em nossas ideias”, defendeu Arthur Scalzitti.
Depois das apresentações, cinco grupos foram formados na plateia e cada um deles defendeu, em um minuto, uma solução para algum problema que envolvia duas palavras escolhidas aleatoriamente pelo público. A atividade proporcionou descontração e interação entre os participantes. O estudantes também fizeram perguntas e sugestões aos organizadores do Lemon.
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Última hora Empreendedorismo Proine LEMON