
Liga das Engenharias da UFG participa de reunião na reitoria
Objetivo foi esclarecer e orientar estudantes quanto ao cuidado com relação às ações relacionadas à recepção de calouros
A Pró-reitoria de Graduação da UFG realizou na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro, uma reunião com representantes da Liga das Engenharias da UFG, que divulgaram no início da semana uma festa dos calouros por meio de arte gráfica com mensagem de cunho sexista. A informação repercutiu nas redes sociais e também na imprensa, levantando grande discussão na universidade e até um posicionamento contrário em nota do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). Também participaram da reunião representantes da Prograd, os diretores da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação e da Escola de Engenharia Civil da UFG, da Assessoria de Comunicação, da Procuradoria Jurídica e da Coordenadoria de Ações Afirmativas.
O Pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, ressaltou que a intenção da reunião era sinalizar aos estudantes que na UFG o respeito às diferenças e à diversidade é princípio estruturante da gestão e da cultura acadêmica, não sendo aceitável qualquer atividade de recepção aos calouros pautada em valores machistas e sexistas. "Ao utilizar o nome da UFG, é necessário também respeitar os valores a ela ligados", ressaltou Luciene Dias, Coordenadora de Ações Afirmativas da UFG. Os estudantes, representantes da Liga das Engenharias, foram abertos a todas as sugestões e explicaram que a intenção da festa é arrecadar fundos para a participação em eventos esportivos. Eles informaram que já alteraram a arte do evento e que não tinham a intenção de estimular qualquer atitude preconceituosa em relação às mulheres.
Campanha contra o Trote - A UFG divulgou esta semana a campanha “Parece só uma brincadeira, mas não é”, que tem como mote inibir atitudes que violem a liberdade individual ou submetam estudantes a constrangimentos. Para isso a iniciativa busca alertar quanto a inadequação de qualquer atividade de recepção de calouros, seja em trotes, seja em festas, com práticas com conotação sexual, racista, sexista e lgbtfóbica, consumo de bebidas alcoólicas e adoção de qualquer forma de violência. Conheça aqui a campanha.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última hora Calourada Reunião liga das engenharias