Docente da Faculdade de Letras realizará pós-doutorado nos Estados Unidos
Estelita Brasil irá adaptar o sistema ELiS a fim de dar mais transparência para a transcrição de dados de pesquisa de línguas de sinais
A docente Estelita Brasil, da Faculdade de Letras da UFG, irá participar entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016 de Estágio Pós-Doutoral no Sign Language Linguistics Laboratory, na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Durante sua estada naquele país, a docente irá desenvolver o projeto O uso da ELiS na transcrição de dados de pesquisa sobre Línguas de Sinais. Estelita destaca que o desenvolvimento desse trabalho poderá ter impactos positivos para as pesquisas sobre Línguas de Sinais, pois poderá afetar a forma como é feito o registro dessas pesquisas em todo o mundo.
O estágio pós-doutoral conta com o apoio da Capes.
ELiS
Durante o seu doutorado, em 2008, a professora criou a ELiS, que é o sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais, com o objetivo de se tornar uma escrita cotidiana dessas línguas. Agora, a proposta de adaptação da ELiS para transcrição é dar transparência aos dados de pesquisas em línguas de sinais e permitir que as informações sejam acessíveis diretamente na língua de sinais pesquisada, sem a necessidade de tradução de uma língua oral. “Certamente, o desenvolvimento de mais essa possibilidade da ELiS, em cooperação com o respeitado laboratório de pesquisas em linguística de línguas de sinais da universidade de Chicago, trará grande desenvolvimento aos meus conhecimentos como linguista, e afetará diretamente minha prática docente nas disciplinas de linguística e de Escrita de Sinais que ministro”, completou a professora.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: última hora Faculdade de Letras