Prêmio Luis Cherem

Pesquisa de professor do Iesa é reconhecida nacionalmente

On 29/10/14 08:11 .

Tese foi premiada pela União de Geomorfologia Brasileira

O professor Luís Felipe Soares Cherem, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, conquistou semana passada o III Prêmio Ab’Saber concedido pela União de Geomorfologia Brasileira (UGB), em Manaus, com sua tese Morfopedogênese das bordas dos planaltos escalonados do sudeste mineiro. A tese foi escolhida como a melhor tese da área por uma comissão julgadora composta por bolsistas de produtividade PQ do CNPq . Sua principal contribuição foi aproximar duas áreas de estudo da Geomorfologia: a morfogênese e a pedogênese.

Luís Cherem pesquisou a dinâmica dos planaltos do relevo sudeste do Estado de Minas Gerais, utilizando métodos inovadores, como o uso de isótopos cosmogênicos (10Be). Parte dos trabalhos teve a contribuição de Selma Simões de Castro, professora titular de Geografia Física do Iesa, que participou da banca de defesa, no final de 2012.

A tese foi elaborada em cotutela com a Université Aix-Marseille, na França, recebendo a menção 'trés honorable' pelos representantes franceses Regis Braucher e Fabrice Colin, do CNRS/França. Parte dos resultados foram divulgados pela Revista Fapesp, em 2013, acesse o link, (http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/01/11/a-danca-das-bacias/), o que evidencia a importância da pesquisa para o cenário científico nacional e internacional.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e por um convênio entre a Capes e Cofecub, na França.

 

 

 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Instituto de Estudos Socioambientais última hora