Premio IEL de Estágio

Estudante da UFG recebe prêmio nacional de estágio pelo IEL

In 20/10/14 15:15 .

Rafael Crissóstomo de Pádua, estudante do curso de Engenharia Civil da UFG, conquistou a 2ª colocação na categoria de grande empresa

O estudante do curso de Engenharia Civil da UFG, Rafael Crissóstomo de Pádua, premiado na fase estadual do Prêmio IEL de Estágio, em agosto de 14, foi vencedor da etapa nacional, ocorrida no dia 16 de outubro, em Recife. O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve presente na cerimônia de entrega do prêmio para prestigiar o aluno.

Rafael de Pádua conquistou a 2ª colocação na categoria Grande Empresa pelo trabalho Implementação de Práticas Lean Construction desenvolvido na EBM Incorporações, disputando com estagiários de outras empresas do mesmo porte, como a Petrobras/RN e Amêndoas do Brasil/CE. O trabalho do estudante foi reconhecido pelos resultados práticos obtidos com a elaboração e aplicação desse estudo durante o período de estágio.

A comissão nacional de avaliação foi composta por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, CNPq, Universidade de Brasília (UnB), MLAB Consultoria em Serviços Educacionais e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Desenvolvido em duas etapas - a regional que, nos Estados onde o IEL está presente, apresenta os três primeiros colocados de cada categoria (micro/pequena, média e grande empresa) para a fase nacional -, o Prêmio IEL de Estágio tem como objetivo incentivar e evidenciar as melhores práticas do estagiário, contribuindo para o desenvolvimento das empresas nos aspectos gerencial, técnico e tecnológico.

Prêmio IEL

Sobre o Projeto:

Implementação de práticas Lean Construction em uma obra residencial em Goiânia – estudo de caso.

Objetivos:

Analisar os efeitos da aplicação de práticas de Construção Enxuta, por meio de estudo de caso da obra Residencial Alegria da EBM Desenvolvimento Imobiliário, localizada na cidade de Goiânia, identificando seus impactos no layout, na logística de canteiro e na produtividade da mão de obra.

Resultados:

Na etapa de controle dos serviços e ações Lean Construction, detectou-se um aumento significativo de produtividade. Em agosto, um mês antes da implantação das melhorias, a obra havia completado quatro lajes. Em setembro, mês da implantação das melhorias, foram executadas nove lajes e, nos meses seguintes, manteve bom desempenho. Além disso, os problemas de falta de material em obra reduziram substancialmente e a rotatividade de mão de obra caiu. A programação de serviços permitiu realizar um controle de pedidos de materiais eficiente, nivelado segundo a produção e a metodologia Just In Time, preconizada pelo Lean Construction. Os projetos de canteiro de obras também permitiram um melhor uso desse espaço, racionalizando os fluxos internos e locais de armazenamento de materiais, de forma a facilitar o abastecimento das frentes de serviço.

 

Premio IEL estágio

 

Fonte: Ascom UFG

Categorie: Iel Estágio Última hora