
Grupos PET da UFG têm trabalhos premiados
Premiação foi concedida durante o XIX Encontro Nacional de Grupos PET (Enapet)
Texto: Silvânia Lima
A UFG possui dez grupos ligados ao Programa de Educação Tutorial, Grupos PET, mantidos pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria do Ensino Superior (SESu). Dois desses grupos foram agraciados com o prêmio de Melhor Trabalho, durante o XIX Encontro Nacional de Grupos PET (Enapet), realizado em agosto, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
O PET Engenharia – Conexões dos Saberes foi premiado pela iniciativa do curso de formação em Propriedade Intelectual, ministrado a distância, por alunos da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação (ECM) para complementação da formação profissional de futuros engenheiros. A iniciativa foi relatada no trabalho de João Paulo Barbosa Silva, sob a tutoria do prof. Getúlio Antero de Deus Júnior. Segundo ele, já foram ofertados quatro cursos de extensão abertos à comunidade.
O PET Enfermagem da Regional Goiânia foi premiado com o trabalho de autoria de Thairiane Guimarães Oliveira que relata a experiência de uma “Visita técnica a um departamento de Oxigenoterapia com Câmara Hiperbárica, como diferencial no ensino de graduação”. Sob a tutoria da professora Maria Alves Barbosa, a visita dos estudantes PET Enfermagem foi ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Na oportunidade, puderam vivenciar a oxigenoterapia e conhecer mais sobre seus benefícios.
As atividades do programa transitam entre o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo largas oportunidades de crescimento aos petianos. O professor Romualdo Pessoa Campos Filho, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) está à frente da coordenação do Conselho dos Grupos PET UFG. Ele informa que o Programa surgiu vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que desde 2010 foi assumido pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). “Estamos consolidando gradativamente a infraestrutura dos Grupos PET, que têm se mostrado de grande potencial na formação acadêmica dos nossos estudantes”, disse o professor Romualdo Campos Filho. Atualmente a UFG possui cerca de 150 estudantes atuando em dez Grupos PET, entre bolsistas e voluntários, além dos professores tutores.
资源: Ascom/UFG