
Historiador francês fez conferência na Faculdade de História
Roger Chartier abordou temáticas como livro e autoria
Na tarde de quinta-feira (25), o historiador francês e professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, do Collège de France, (ambos em Paris), e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, proferiu a conferência "Obras, autores, leituras. História das representações e 'representância' da história" para um auditório repleto de estudantes e pesquisadores de diversas áreas da UFG.
Falando em português, o historiador afirmou ser um grande prazer ter sido convidado para estar na UFG mostrando as abordagens da história cultural a partir de textos, livros e leituras. O historiador enfatizou em sua fala principalmente a tensão presente entre a identidade das obras, e a mobilidade dos textos a partir da multiplicidade de leituras que eles podem proporcionar. Segundo o historiador, as obras transcendem as perspectivas materiais. Por afirmar que os livros são sempre resultados de múltiplas operações, e, lembrando que antigamente recebiam mais interferências de censores e tipógrafos, ele defende a ideia de que “com certeza, os autores não escreviam seus livros”.
No final da conferência, Roger Chartier lançou provocações ao público como o questionamento de como reconhecer a ordem dos discursos presentes nos livros a partir das novas possibilidades oportunizadas pelas tecnologias digitais.
Na manhã de sexta-feira (26) o historiador, juntamente com o coordenador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de História, Marlon Jeison Salomon, concedeu uma entrevista conjunta para o Jornal UFG e para o programa Conexões, da TV UFG, que será exibido no dia 4 de outubro.
O programa “Conexões” é exibido aos sábados, às 17h30, com reapresentações aos domingos, às 21h15 e às segundas-feiras, às 19h30. O programa também fica disponível na íntegra na aba “Episódios” na página do “Conexões”
资源: Ascom UFG