Palestra informativa para estudantes que pretendem estudar na Espanha
Palestra foi proferida pelo assessor de educação da Embaixada da Espanha
Texto: Warlos Morais
Fotos: Carlos Sequeira
Estudantes da UFG participaram na manhã do dia 11/09, da palestra informativa “Estudar na Espanha” proferida pelo assessor de educação da Embaixada da Espanha, José Suárez Inclán. Estiveram presentes no evento a professora do Centro Brasil-Espanha, Raquel Miró e a professora leitora de espanhol, María Asunción Pérez Pajares. Participaram ainda os estudantes da UFG que realizam intercâmbio Allyson Febronio Rodrigues, do curso de Zootecnia e Carla Faleiro Tinoco, do curso de Ecologia e Análise Ambiental.

Professora Ofir Bergermann e José Suárez durante a palestra no auditório da Biblioteca Central da UFG
José Suárez apresentou o país aos estudantes dando ênfase nas cidades onde são ofertadas as vagas e bolsas de intercâmbio, salientando que há cidades com características parecidas com o Brasil, tanto no clima quanto em relação às paisagens e riquezas naturais. Segundo o professor, são oferecidas diversas modalidades de bolsas para estrangeiros em graduação e pós-graduação. O estudante que interessar estudar na Espanha pode recorrer a 14 programas disponibilizados pelas universidades e outras organizações que promovem a cooperação academia do intercâmbio.

José Suárez expôs aos estudantes as possibilidades de estudo na Espanha
Segundo a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG (CAI), professora Ofir Bergemann, as possibilidades para os alunos que pretendem estudar no exterior aumentaram nos últimos anos em algumas áreas, principalmente nas áreas tecnológicas. Entre os diversos programas que amparam quem tem interesse em realizar intercâmbio, a UFG está vinculada aos seguintes: Programa de Intercâmbio Acadêmico CAPES/BRAFITEC, CAPES UNIBRAL, CAPES BRANETEC, Programa Erasmus Mundus, Programa Santander Universidades de Mobilidade Internacional, Ciências sem Fronteiras, Escala Estudantil da AUGM (Asociación de Universidades Grupo Montivideo), entre outros.
De acordo com Ofir Bergmann, o estudante da UFG que queira participar desses programas, precisa apresentar média global igual ou superior a 6,0 e, em alguns casos, o teste de proeficiência da língua exigida e ser submetido à análise de currículo.
Reunião no Gabinete
O vice-reitor, Manoel Rodrigues Chaves esteve reunido com o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Álvaro Martínez Cacheiro no final da manhã. Segundo o vice-reitor, as relações com as universidades espanholas têm ampliado nos últimos anos e esse vínculo tem sido favorável para os estudantes da UFG.
Confira as opções de programas oferecidos pelas universidades espanholas.
类别: CAI Espanha última hora
