Física Médica 03

Congresso de Física Médica destaca necessidade de divulgação do curso

Sur 21/08/14 12:19.

Pesquisadores do Brasil e exterior se reuniram na UFG para discutir as potencialidades do curso

No dia 20/08, foi realizado o último dia de atividades do XIX Congresso Brasileiro de Física Médica. Participaram do evento cerca de 450 pesquisadores do Brasil e exterior. O congresso proporcionou aos participantes conferir apresentações de trabalhos, palestras e mesas-redondas.

A última mesa-redonda teve a presença das professoras Ana Maria Marques, da PUC-PR, e Divanízia Souza, da UFSE, que discutiram a importância da divulgação do curso de Física Médica, com o objetivo de incentivar alunos do ensino médio a ingressarem nessa carreira.

Apresentações de trabalhos

A pesquisadora Tânia Corrêa Furquim, da USP, que atua na área de Radiologia Diagnóstica, apresentou seu trabalho sobre o desenvolvimento de uma hipermídia no ensino de física e medicina radiológica para funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do projeto, que tem parceria com o Ministério da Saúde, é produzir diretrizes que orientem a formação do técnico em radiologia.

Janaína Mendes, pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer (Inca), falou sobre as perspectivas e fronteiras da área da Física Médica, destacando que essa ainda é uma área em construção. Por meio dos resultados de sua pesquisa, Janaína Mendes concluiu que o número de profissionais da área em cada região brasileira é desproporcional. Segundo ela, essa divergência é preocupante. Sua pesquisa constatou também que o curso de Física Médica não tem uma nomenclatura específica, o que interfere na busca por fomentos de pesquisa. Ela encerrou sua apresentação afirmando que o físico médico precisa ser respaldado em sua formação e não apenas prestar serviços quando for necessário.

Desafios da Física Médica

De acordo com o coordenador do curso de Física Médica da UFG, Sílvio Leão, apesar do baixo índice nacional de estudantes na área, as turmas da UFG têm se mantido íntegras. Ele explica que o número de alunos em sala só é satisfatório por causa de iniciativas feitas pelo corpo docente da unidade, entre elas, a promoção de cursos de extensão e de iniciação científica.

Física Médica na UFG

O curso de Física Médica, oferecido pelo Instituto de Física (IF), é uma fusão das áreas de Física Aplicada à Medicina e Biofísica. Na UFG, o curso é essencialmente de Física Geral que usa o corpo humano como modelo de estudo. Esse é um excelente curso para os alunos que estão interessados em interagir no campo da medicina, bionanotecnologia médica, tecnologia e ciências aplicadas.

 

Física Médica 02

Alunos do ensino médio, curiosos com os equipamentos apresentados, participam do XIX Congresso Brasileiro de Física Médica

 

Física Médica 01

Professor Sílvio Leão, do Instituto de Física (IF)

Source: Ascom UFG

Catégories: Última hora Física Médica