Congresso de Física Médica destaca necessidade de divulgação do curso
Pesquisadores do Brasil e exterior se reuniram na UFG para discutir as potencialidades do curso
No dia 20/08, foi realizado o último dia de atividades do XIX Congresso Brasileiro de Física Médica. Participaram do evento cerca de 450 pesquisadores do Brasil e exterior. O congresso proporcionou aos participantes conferir apresentações de trabalhos, palestras e mesas-redondas.
A última mesa-redonda teve a presença das professoras Ana Maria Marques, da PUC-PR, e Divanízia Souza, da UFSE, que discutiram a importância da divulgação do curso de Física Médica, com o objetivo de incentivar alunos do ensino médio a ingressarem nessa carreira.
Apresentações de trabalhos
A pesquisadora Tânia Corrêa Furquim, da USP, que atua na área de Radiologia Diagnóstica, apresentou seu trabalho sobre o desenvolvimento de uma hipermídia no ensino de física e medicina radiológica para funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do projeto, que tem parceria com o Ministério da Saúde, é produzir diretrizes que orientem a formação do técnico em radiologia.
Janaína Mendes, pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer (Inca), falou sobre as perspectivas e fronteiras da área da Física Médica, destacando que essa ainda é uma área em construção. Por meio dos resultados de sua pesquisa, Janaína Mendes concluiu que o número de profissionais da área em cada região brasileira é desproporcional. Segundo ela, essa divergência é preocupante. Sua pesquisa constatou também que o curso de Física Médica não tem uma nomenclatura específica, o que interfere na busca por fomentos de pesquisa. Ela encerrou sua apresentação afirmando que o físico médico precisa ser respaldado em sua formação e não apenas prestar serviços quando for necessário.
Desafios da Física Médica
De acordo com o coordenador do curso de Física Médica da UFG, Sílvio Leão, apesar do baixo índice nacional de estudantes na área, as turmas da UFG têm se mantido íntegras. Ele explica que o número de alunos em sala só é satisfatório por causa de iniciativas feitas pelo corpo docente da unidade, entre elas, a promoção de cursos de extensão e de iniciação científica.
Física Médica na UFG
O curso de Física Médica, oferecido pelo Instituto de Física (IF), é uma fusão das áreas de Física Aplicada à Medicina e Biofísica. Na UFG, o curso é essencialmente de Física Geral que usa o corpo humano como modelo de estudo. Esse é um excelente curso para os alunos que estão interessados em interagir no campo da medicina, bionanotecnologia médica, tecnologia e ciências aplicadas.

Alunos do ensino médio, curiosos com os equipamentos apresentados, participam do XIX Congresso Brasileiro de Física Médica

Professor Sílvio Leão, do Instituto de Física (IF)
Source: Ascom UFG
Catégories: Última hora Física Médica
