
Faculdade de Educação recebe palestra sobre Teatro Infantil
Professor da UFSC discutiu os significados e as interpretações que uma criança traz de um espetáculo
Texto: Warlos Morais
Fotos: Carlos Siqueira
O professor e diretor de teatro André Luiz Antunes Netto Carreira esteve na Faculdade de Educação (FE) da UFG na manhã desta terça-feira, 05/08, para ministrar a palestra Teatro infantil na América Latina.
André Luiz Carreira explicou as relações que uma criança estabelece com peças teatrais. Segundo ele, o professor deve entender essa experiência de maneira compartilhada, não necessariamente ensinada. “A criança consegue fazer ligações filosóficas a partir de características expressas em uma cena e que serão carregadas por toda a vida”, completou.
O teatro é um mecanismo que pode caminhar paralelamente com a educação, porém o palestrante afirma que é preciso que o adulto saiba conduzir a criança a se interessar por tais sentidos expressos no teatro.
André Luiz Carreira explicou que tanto Florianópolis quanto Goiânia são cidades que não têm uma indústria cultural consolidada, comparada as metrópoles do Brasil. Dessa forma, os profissionais da área que vivem nessas duas cidades tendem a optar pelo teatro escola ou pelo infantil.
Participou também da palestra a professora Natassia Gracia, que estuda, junto a André Luiz Carreira, o fenômeno teatral nos sistemas culturais periféricos.
Teatro Russo
O teatro infantil é uma invenção do século XX e originária dos circos russos. Na Rússia, o circo é um ambiente rico em características aparentemente estranhas, como a mulher barbada, animais ferozes, anões, homens que comem facas e etc. Dentro desse universo o escritor Stanislavski, em suas crônicas, fala sobre a fusão entre o real e o imaginário feito pelas crianças.
Segundo André Luiz Carreira, o teatro infantil deve ser compartilhado e não simplesmente ensinado na relação aluno-professor
A visita do professor à UFG foi possível pelo convite do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos da Faculdade de Educação
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Última hora Faculdade de Educação