sisu editada

Debate sobre proposta de adesão integral da UFG ao Sisu reúne professores

In 05/05/14 19:29 .

O evento apresentou dados sobre o Sisu e o Vestibular da UFG. Confira a gravação do debate do dia 5 de maio

Texto: Camila Godoy

Fotos: Adriana Silva

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu na tarde desta segunda-feira, 05/05, um debate sobre a proposta de adesão integral da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O evento teve como objetivo apresentar informações sobre o Sisu e o Processo Seletivo da universidade. Assim, os participantes da Câmara de Graduação da UFG puderam tirar dúvidas e se embasar para a reunião deliberativa do dia 12/05 que decidirá sobre o assunto.

O encontro reuniu os professores Miguel Franklin de Castro e Custódio Luís Silva de Almeida da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ambos foram convidados para apresentar dados sobre a realidade da UFC, que aderiu integralmente ao Sisu há cinco anos. Já os professores da UFG Wagner Wilson Furtado, presidente do Centro de Seleção, Eliane Stacciarini, coordenadora pedagógica do Centro de Seleção, e Valquíria da Rocha Santos Veloso, diretora do Centro de Gestão Acadêmica, apresentaram informações sobre o atual Processo Seletivo da UFG.

O debate também teve a presença do reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, e do pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello, que foi quem mediou a discussão.

Plateia do Debate sobre adesão integral ao Sisu

Plateia reuniu diversos professores da UFG 

Miguel Franklin apresentou dados de uma pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) sobre a realidade dos alunos que ingressaram nas universidades entre 2010 e 2013 por meio do Sisu. O professor também mostrou informações sobre o ponto mais criticado do sistema: a evasão escolar. De acordo com ele, os dados não se alteraram consideravelmente em relação ao Vestibular. “A maior parte da evasão acontece no primeiro ano de faculdade, por alunos que optaram por cursos por conta da nota de corte. Os problemas são os mesmos”, comentou.

O professor e presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd), Custódio Luís, informou que 97% dos estudantes de escolas públicas participam do Exame Nacional do Ensino Médio. Para ele, o Sisu é uma importante ferramenta de democratização do ensino superior. “Posso afirmar que depois de cinco anos, não há nenhum saudosismo do Vestibular, a escola pública finalmente foi incluída no roteiro do ensino superior no Ceará”, disse.  

Porém, para Custódio Luís, nem tudo está perfeito. Além da evasão, o professor destacou outro problema: o calendário do Sisu. Segundo ele, a fila de aprovados é muito grande, mas chega-se em um ponto que não se pode matricular mais ninguém - mesmo com alguma vaga ociosa - pois se o aluno for chamado, ele será reprovado por faltas. “Já enviamos uma carta ao Ministério da Educação em que sugerimos correções ao sistema e essa é uma delas”, afirmou Custódio Luís.

Professor Custódio apresenta dados da UFC

Professor Custódio Luís Silva de Almeida apresentou dados sobre UFC

A coordenadora pedagógica do Centro de Seleção, Eliane Stacciarini, apresentou informações sobre a atual forma de ingresso utilizada pela UFG e destacou a participação da universidade na elaboração do Enem. “Temos coordenadores e revisores de todas as áreas que ajudam na elaboração do exame. A UFG já está participando com bastante atividade no Sisu”, disse.

Já a diretora do Centro de Gestão Acadêmica, Valquíria da Rocha Santos Veloso, discorreu sobre os impactos administrativos que envolvem a elaboração e execução do Processo Seletivo da UFG.

CS apresenta dados sobre o PS UFG

Professora Eliane Stacciarini falou sobre o Vestibular da UFG

O presidente do Centro de Seleção, Wagner Wilson Furtado, lembrou a plateia de que o Enem é muito mais barato para o candidato frente aos atuais R$ 130 cobrados pelo Centro de Seleção e finalizou sua fala afirmando: “A meu ver, ou a UFG fica só com o Processo Seletivo ou só com o Sisu”.

Ao final do evento, a plateia participou com perguntas e comentários. O professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Wagner Bandeira, achou esse o melhor momento do encontro. “Durante as apresentações, mostrou-se muitos pontos favoráveis ao Sisu, as perguntas foram muito proveitosas para esclarecermos nossas dúvidas. Contudo, não acho que a discussão tenha acabado”, afirmou.

Para a professora Maria Goretti Queiroz, da Faculdade de Odontologia (FO), o debate foi essencial para orientar sua decisão para a reunião deliberativa que acontecerá na próxima segunda-feira. “A discussão trouxe pessoas qualificadas e me fez ratificar a ideia de que o Sisu é o melhor caminho”, defendeu.

 

Confira aqui a gravação do debate

  

Fonte: Ascom UFG

Categorie: última hora Sisu Câmara de Graduação