Reitor da UFG participa de reuniões em Moçambique
Durante a missão foi discutida a expansão do número de polos de ensino a distância no país, passando de três para 15 polos atendidos
O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve em Maputo (Moçambique) nos dias 14 e 15 de abril, integrando delegação oficial do MEC para participar de reuniões sobre os cursos de graduação a distância no âmbito do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB/Moçambique), da qual a UFG faz parte, oferecendo, por exemplo, o curso de Ciências Biológicas. Ele também participou da VI Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da comunidade dos países de língua portuguesa. Além do reitor da UFG, estavam presentes reitores de outras universidades participantes deste projeto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Fluminense (UFF), filiadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e membros da Assessoria Internacional do MEC.
A ação da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique é uma iniciativa do governo brasileiro, que atende a um dos dispositivos do acordo de cooperação cultural celebrado entre os dois países. As primeiras turmas de estudantes irão se formar em 2015. A análise dos dados de estudantes atendidos pelo projeto mostra que a evasão dos estudantes é baixa, o que justifica também a expansão dos cursos. Hoje eles são oferecidos em três polos. Durante o encontro, ficou definido que os cursos passarão a ser oferecidos em 15 polos de educação a distância.
O reitor também participou de um encontro com o ministro da Educação de Moçambique e fez uma visita ao polo da Universidade Pedagógica em Maputo.
Fonte: Ascom UFG
Categorie: última hora Moçambique Maputo Universidade Abertal do Brasil
