idosos em grupo

Estudo investiga qualidade de vida de idosos que participam de atividades em grupo

Em 04/04/14 16:47.

Programa da TV UFG aborda pesquisa desenvolvida na UFG sobre a terceira idade

Consultas regulares ao médico e cuidados com a alimentação são medidas capazes de garantir uma boa qualidade de vida para idosos. Entretanto, um estudo desenvolvido na UFG aponta que atividades realizadas em grupo, sejam exercícios físicos ou atividades terapêuticas, podem também contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

A pesquisa, realizada pela professora da UFG, Lizete Malagoni Oliveira, e pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Leidiene Ferreira Santos, ambas doutoras em Ciências da Saúde, compara a qualidade de vida de idosos participantes e não participantes de atividades grupais. Este foi o tema do "Viver Ciência" desse domingo, 6 de abril, às 15h30. O programa também é exibido em horários alternativos na terça-feira, às 19h30, e na quinta-feira, às 12h30.

Em um bate-papo com o apresentador Brunno Favacho, as professoras falaram sobre os benefícios das atividades em grupo e quais são os tipos mais indicados para os idosos. A entrevista também explicou quando esses momentos de convivência passaram a ser vistos como possíveis terapias e se o Sistema Único de Saúde (SUS) os reconhece como prática terapêutica.

O programa também apresentou idosos que participam de atividades em grupo. Eles contaram como a interação com outras pessoas afetam o cotidiano e contribui para uma vida mais saudável tanto do ponto de vista físico quanto mental. Como é possível desenvolver pesquisas relacionadas à Enfermagem na UFG? Descubra no quadro "Caminhos da Ciência".

A TV UFG é exibida no canal 14 em sinal aberto e no canal 13 da NET-Goiânia. O programa também pode ser assistido pela internet, no mesmo horário de exibição na TV, no site www.tvufg.org.br

Fonte: TV UFG

Categorias: viver ciência idosos grupo última hora