Reitor da UFG recebe embaixador do Timor Leste

Embaixador do Timor-Leste visita a UFG

In 03/04/14 10:16 .

Na reunião, foram discutidas novas parcerias para intercâmbio de estudantes timorenses

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

O reitor da UFG, Orlando Amaral, recebeu, na manhã de ontem, 2 de abril, a visita da delegação do Timor-Leste, representada pelo embaixador do país no Brasil, Domingos de Sousa, e pelo diretor-geral de Educação Superior do Ministério da Educação do Timor-Leste, Abrão Santos. Durante o encontro, foi tratada a cooperação entre UFG e Timor-Leste, no intuito de abrir novas possibilidades de intercâmbio para estudantes daquele país, e também o desenvolvimento de um curso preparatório de Língua Portuguesa e Educação Básica para adaptação dos alunos à língua e cultura brasileiras antes de iniciarem as aulas na universidade.

Visita embaixador do Timor Leste à UFG

Mobilidade de professores para ensino da Língua Portuguesa entre alunos timorenses foi um dos temas abordados na reunião

Integravam ainda a comitiva, o adido da Educação, Luís Sousa Sequeira; a pró-reitora da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), madre Esmeralda Piedade; a representante do Setor de Bolsas, do Ministério da Educação do Timor-Leste, Idalina Guteres, e a Assessora Internacional, Graziela Lunardi. Também participaram da reunião a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann, e o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello.

Segundo o embaixador, a equipe tem trabalhado na busca pelo fortalecimento da cooperação governamental entre Ministério da Educação (MEC) do Brasil e do Timor-Leste, com objetivo de possibilitar a mobilidade de estudantes timorenses em várias instituições de ensino superior do país. “Temos laços fortes com o Brasil não só por compartilharmos a mesma língua e história, mas também em relação às universidades”, ressaltou.

Delegação do Timor Leste na UFG

Reitor da UFG recebe delegação do Timor-Leste e alunas intercambistas na universidade

O Timor-Leste tem duas línguas oficiais: o tétum e o português. No entanto, a Língua Portuguesa é ainda pouco divulgada no ensino nas escolas, o que o embaixador constatou como uma dificuldade, posteriormente, na formação de estudantes intercambistas em universidades do Brasil. O fato também foi confirmado pelas estudantes timorenses Avelina Ribeiro e Merita Pereira, em intercâmbio nos cursos de Farmácia e Ecologia, respectivamente, da UFG, que estiveram presentes na reunião.

Orlando Amaral sinalizou a possibilidade de uma parceria, que visa à mobilidade de professores da UFG da Faculdade de Letras para ensino da Língua Portuguesa no programa preparatório para alunos intercambistas já implantado no Timor-Leste. “Queremos tornar a universidade mais internacional, fortalecendo os vínculos com países de todas as partes do mundo”, destacou o reitor, como uma das metas nestes próximos anos.

Categorie: última hora intercâmbio