Abertura do VIII Egepe

Perspectivas do mercado empreendedor em pauta na abertura do VIII Egepe

Sur 27/03/14 11:02.

Programação do dia incluiu palestra com pesquisador internacional, Per Davidsson

 

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

Criatividade e inovação foram as palavras que ganharam destaque, ontem, 26 de março, durante o início das atividades do VIII Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Egepe), realizado pela primeira vez em Goiânia, no Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva. Oficinas, encontros temáticos, painéis e consórcios do mestrado e doutorado marcaram a programação do primeiro dia do evento, com o tema Mais Oportunidades, Mais Responsabilidades, cuja intenção é reunir estudantes, pesquisadores e interessados em empreendedorismo em um momento de troca de experiências de ensino e pesquisa.

Convidados Abertura VIII Egepe

Abertura do VIII Egepe teve a participação do Secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC), Rafael Lousa

A solenidade de abertura teve a participação do reitor da UFG, Orlando Amaral, a pró-Reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI), Maria Clorinda Soares, o diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (Face), Moisés Cunha, a presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), Vania Nassif, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/Unb), Francisco Antônio Coelho Júnior, e o coordenador do evento, professor Cândido Borges.

“A universidade tem dialogado muito mais com a sociedade e o setor produtivo”, destacou o reitor da UFG, que pontuou as mudanças pelas quais a instituição tem passado para se inserir no contexto de desenvolvimento e incentivo à inovação vivido pelo país, entre elas a criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), um desdobramento da antiga Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa.

Também estiveram entre os convidados a presidente do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, o diretor executivo do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, e o Secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC), Rafael Lousa. Considerada a nona maior economia do Brasil, Goiás é também, segundo Rafael Lousa, um dos Estados mais atrativos para investimentos e fomento ao empreendedorismo. O secretário da SIC considerou as discussões sobre o assunto fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e ações efetivas na promoção do empreendedorismo no país. “A interlocução entre entidades de classe, universidade e governo tem o poder de incentivar o ambiente empreendedor”, afirmou.

Palestrante abertura VIII Egepe

Pesquisador Per Davidsson fala sobre suas experiências em 25 anos de estudos sobre o empreendedorismo

As atividades do dia se encerraram com a palestra: 25 years researching entrepreneurship: what I've learned and what I see in the future, com o pesquisador Per Davidsson, da Australian Centre for Entrepreneurship Research (ACE), realizada com tradução simultânea. Em análise às publicações de alguns dos principais jornais acadêmicos da área, Per Davidsson avaliou o fenômeno do empreendedorismo e os fatores que contribuem para o estabelecimento e continuidade das empresas do mercado. “O empreendedorismo é um fenômeno heterogêneo e muito dependente do contexto, por isso, é difícil analisá-lo generalizando suas perspectivas”, alegou. O pesquisador destacou que os estudos teóricos sobre empreendedorismo ainda são recentes e as contribuições não são tão aptas à prática, mas que futuramente as pesquisas e os experimentos ganharão maior importância.

Egepe

O VIII Egepe é resultado da parceria entre Anegepe, realizadora do evento, Face e Pós-Graduação em Administração da Unb. A programação se estende até o dia 28 de março, com atividades nos períodos da manhã e da tarde. Confira a programação completa e mais informações.

Catégories: última hora Egepe