armarios herbario

Unidades de pesquisas são últimas inaugurações de 2013

On 23/12/13 16:07 .

Prédios do Laboratório de Análises Clínicas e Ensino de Saúde (Laces) e do Herbário contribuirão para a pesquisa e são abertos para a comunidade externa

O reitor Edward Madureira Brasil conduziu, no dia 20 de dezembro, as inaugurações do Laboratório de Análises Clínicas e Ensino de Saúde (Laces) e as novas instalações da Unidade de Conservação, conhecida como Herbário. Estas foram as duas últimas obras entregues à comunidade acadêmica na sua gestão. 

laces

A solenidade de entrega da obra foi realizada no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB III)

 

"A inauguração do Laces consolida cada vez mais o curso de Biomedicina", é o que defende o diretor do ICB, Cirano José Ulhoa. O curso, que foi criado em 2003 e oferece, anualmente no Processo Seletivo, 60 vagas, possui agora um laboratório próprio para as aulas práticas e estágio dos estudantes. O diretor acrescenta que o Laces deve colaborar para o fortalecimento de “um curso totalmente independente.”

herbario

Entrada do Laboratório de Análises Clínicas e Ensino de Saúde (Laces)

 

Uma população estimada entre 90 e 100 mil pessoas, que moram em regiões próximas ao Câmpus Samambaia, também poderá usufruir dos serviços oferecidos pelo Laces. Por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Goiânia, diversas análises clínicas serão realizadas no laboratório para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Unidade de Conversação

Logo após a inauguração do Laces, foi a vez da abertura oficial da Unidade de Conservação, o Herbário. Dirigido pelo Professor Emérito Angelo Rizzo, o local possui moderno esquema para manter o acervo de espécies vegetais com temperatura controlada e armários especiais para o armazenamento do material catalogado.

armarios herbario

O ambiente é climatizado e armários especiais guardam o acervo de mais de 50 mil espécies vegetais

 

O Herbário está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução e poderá ser utilizado para estudos e pesquisas da UFG e também de outras universidades nacionais ou internacionais. A criação de novas instalações para a Unidade de Conservação é uma antiga reivindicação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que comporta um acervo com cerca de 50 mil espécies vegetais. Segundo o diretor do Herbário, professor Angelo Rizzo, o local surgiu da “necessidade de adequação para o inestimável acervo de botânica da UFG”. 

herbario prof

Professor Emérito Angelo Rizzo dirige a Unidade de Conservação

 

Angelo Rizzo explica que não é apenas o Instituto de Ciências Biológicas que usufruirá da Unidade de Conservação. “O acervo é importante também para cursos como Veterinária, Agronomia, Medicina e Farmácia. Eles podem usar o material para diversos estudos específicos de suas áreas”, pontua.

A origem do Herbário começou antes mesmo da inauguração da UFG, na década de 1940, quando botânicos fizeram a catalogação de toda a flora de Goiás, que naquela época ainda incorporava o Estado do Tocantins. A coleção de botânica deu fruto à publicação de mais de 40 livros sobre a flora goiana, sob a coordenação do professor Angelo Rizzo.

 

herbario

O Herbário será utilizado para pesquisas da UFG e de outras universidades

Quelle: Ascom

Kategorien: Última hora