Orquestra Filarmônica de Goiás realizará concertos com participações especiais

In 10/12/13 14:52 .

Entre os convidados para as próximas apresentações estão os Coros da Graduação e de Câmara da Emac/UFG

Em homenagem aos dias que antecedem o Natal, os últimos concertos da Temporada 2013 da Filarmônica trarão no repertório “A Nona Sinfonia”, de Beethoven.  Além das participações de solistas, OSJG e coros convidados, as próximas apresentações do mês prometem encantar o público e mexer com suas emoções. Os concertos serão nos dias 15 de dezembro, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e 17 de dezembro, às 20h30, na Paróquia N. Sra. da Rosa Mística.
A entrada é franca.
 
Participações:
Coro da Orquestra Sinfônica de Goiânia
Coro da Graduação da Emac/UFG
Coro de Câmara da Emac/UFG
Madrigal do Centro Livre de Artes
Coro da Ciranda da Arte
Coro de Câmara do CEP em Artes Basileu França
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás - (OSJG)

Patrícia Melo, soprano
Rita Mendonça, contralto
Hélenes Lopes, tenor
Ângelo Dias, barítono
Eliseu Ferreira, regente

ofg
O REGENTE
Eliseu Ferreira, natural de Anápolis-GO, é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e possui mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição.

Estudou clarineta com os professores Fernando Henrique Machado (EMB), Luiz Gonzaga Carneiro (UnB), José Nogueira Júnior (UFG) e José Alessandro (UFG). Foi aluno de canto dos professores Zuinglio Faustini e Angelo Dias, em Goiânia. Estudou regência coral e orquestral com o maestro Emílio de César por vários anos em Brasília.

Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, como Dante Anzolini, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tomás Koutnik, Neil Thomson, Frank Shipway e Kurt Masur.

Participou de cursos de Regência em Assunção, no Paraguai, e em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca. Desde 2006, tem frequentado os workshops de regência orquestral dos professores John Farrer e Neil Thomson em Londres, Inglaterra (Royal College of Music e Royal Academy of Music), e em Paris, França.

Foi regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do Cefet-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia, entre outros.

Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Atuou como regente convidado em Goiás e São Paulo.

Foi também regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Com essa orquestra, realizou uma grande quantidade de concertos em Goiás, trabalhando ao lado de renomados solistas nacionais e internacionais e também expoentes da nossa música popular.

Em 2010, recebeu do Governo de Goiás o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo trabalho realizado em prol da música clássica no Estado.

Desde 2002, é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011, realizou frente à OSJG, uma turnê de oito concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Música (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). Atua ainda como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Atualmente, é regente titular da nova Orquestra Filarmônica de Goiás.

A ORQUESTRA
A Orquestra Filarmônica de Goiás, recriada no final de 2011, foi transferida para o Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer efetivamente em janeiro de 2012.  No primeiro ano de sua recriação, a OFG realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro Sesi, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram com a Orquestra na Temporada 2012, inclusive em Concertos Didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro Sesi.

Mostrando o potencial da música de concerto em Goiás, a lotação dos teatros e locais de concertos, foi sempre próxima da capacidade máxima, em quase todas as récitas, totalizando um público de mais de 13.000 pessoas.

Foi a primeira vez na história do Estado de Goiás, que a Orquestra Filarmônica teve uma programação anual de concertos completa, com as séries Grandes Solistas, Concertos para a Juventude, Concertos de Câmara e Concertos Didáticos, com apresentações que contaram com a participação de prestigiados maestros e solistas convidados, em destaque: Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

Em sua nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com o Processo Seletivo, que recrutou 50 novos músicos para compor o quadro fixo de instrumentistas profissionais.

Na programação da Temporada 2013, estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia. Teremos séries de concertos no Teatro Goiânia, no Teatro Sesi e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Teremos 25 artistas de renome nacional e internacional que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30.000 pessoas.

O ano de 2013 será promissor e propagará os sons da OFG pelos mais variados espaços e públicos.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS
Regente Titular: Eliseu Ferreira
Diretor Artístico: Alessandro Borgomanero
Superintendente da OFG: Ana Elisa Santos

Fonte: Orquestra Filarmônica de Goiás

Categorie: Última hora