Luiz Fernandes Dourado recebe título de Professor Emérito da UFG
Cerimônia reuniu professores de diversas instituições de ensino superior brasileiras
Professores da Faculdade de Educação (FE) da UFG e de outras instituições de ensino superior do país, servidores e familiares do professor Luiz Fernandes Dourado estiveram na noite do dia 28 de novembro no auditório da FE para prestigiar a entrega do título de Professor Emérito a Luiz Fernandes Dourado, professor aposentado da UFG. O título foi concedido, por meio da Resolução do Consuni – 34/2013, pelo reconhecimento por sua dedicação como professor e pesquisador da FE e também por sua constante luta a favor de uma educação pública e de qualidade para o nosso Estado e país.

Na mesa diretiva, estavam presentes a professora da FE, Karine Nunes de Moraes, a professora e ex-reitora da UFG, Maria do Rosário Cassimiro, a diretora da FE, Miriam Fábia Alves, os secretários do MEC, Francisco das Chagas Fernandes e Binho Marques, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o professor homenageado, Luiz Fernandes Dourado, o vice-reitor Eriberto Francisco Beviláqua Marin, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, a presidente da Anpae, Márcia Ângela da Silva Aguiar, e a professora da FE, Anita Cristina Azevedo Rezende.
Prestaram homenagens ao professor Luiz Fernandes Dourado: a professora Ivone Garcia Barbosa, em nome do NEPIEC; a professora Catarina de Almeida Santos, da Anped, e a professora da FE e presidente eleita da Anped, Maria Margarida Machado. A senhora Ana Olina Dourado, mãe do professor, realizou o primeiro pronunciamento da noite, falando sobre a dedicação do filho e reconhecendo que a homenagem é fruto do trabalho e esforço dele.

Lucia Maria de Assis, do Núcleo de Estudos e Documentação, Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc), usou as seguintes palavras para descrever o professor Luiz Fernandes Dourado: generosidade, amizade, acolhimento, seriedade, compromisso, ternura e paz. A professora da FE, Karine Nunes Morais, falou sobre a grandeza do homenageado, que fez da sua jornada, uma forma de existir acolhedora, valorizando as relações humanas. Ela disse ainda que ele é uma pessoa que agrega, que soma, que multiplica e que só consegue existir dessa forma. “Um exemplo disso é a quantidade de pessoas reunidas aqui hoje nessa homenagem”, comentou a professora. “A concessão desse título de Professor Emérito da UFG demonstra o reconhecimento dessa casa de ensino a esse professor”, finalizou.
A diretora da FE, Mirian Fábia, declarou ser motivo de alegria receber tantas pessoas para testemunhar o gesto de reconhecimento da UFG de conceder o título de professor emérito a Luiz Fernandes Dourado. “Nós nos orgulhamos em apresentar a essa assembleia universitária um dos mais importantes intelectuais orgânicos que o campo educacional brasileiro formou nas últimas décadas, filho e fruto da escola pública brasileira, e que se dedica à sua defesa desde a década de 1980”, comemorou a diretora. Ainda segundo ela, Luiz Dourado é um dos responsáveis pelo reconhecimento nacional da UFG nos estudos sobre políticas educacionais.
O secretário-adjunto do MEC e coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, disse ter aprendido muito com Luiz Dourado, “um profissional extremamente dedicado e militante da causa da educação pública”. Ele afirmou ainda que Luiz Dourado tem colaborado muito na elaboração do Plano Nacional de Educação, plano esse que está no Congresso Nacional para apreciação e que será muito importante para a educação brasileira nos próximos 10 anos.
O homenageado, professor Luiz Fernandes Dourado, disse que aquela era uma data muito especial para a sua existência: o dia em que ele recebeu a maior homenagem que uma pessoa que escolheu a docência como trajetória profissional pode receber. Ele disse que oferecia essa homenagem aos seus pais, irmãos, cunhados, sobrinhos e aos “irmãos”, que por escolha, construiu durante sua trajetória. Ele também agradeceu várias pessoas, especialmente às professoras propositoras da homenagem, Karine Nunes de Moraes e Anita Cristina Azevedo Rezende.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, afirmou ser um privilégio entregar esse título. “Muitos aqui tentaram traduzir ou apontar um adjetivo para você... Para mim, Luiz Dourado é uma pessoa brilhante, mas não um brilho que ofusca, um brilho que ilumina, o brilho da sabedoria e da leveza da sua pessoa. Você é amigo, incentivador, valente, paciente, determinado, um exemplo de superação, um guerreiro da educação!”, finalizou o reitor.
Veja as fotos da cerimônia aqui.
Minicurrículo do professor Luiz Fernandes Dourado:
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes études en Siences Sociales (EHESS, 2010). Atualmente, é membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, professor titular aposentado e voluntário da Universidade Federal de Goiás, membro do Conselho Superior e do Conselho Técnico-Científico da Capes - Ed. Básica, editor da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial das Revistas Linhas Críticas (UnB), Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e Educação e Sociedade (cedes). Ex-diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, ex-coordenador geral de Estatísticas Especiais do Inep, ex-secretário-adjunto da Anped, ex-diretor de Pesquisa da Anpae. Tem experiência na área de Educação e Sociologia da Educação, com ênfase em política educacional, políticas e gestão da educação básica e educação superior. É pesquisador do CNPq desde 2001.
Source: Julia Mariano
