TV UFG lança série de documentários sobre Goiânia

Sur 31/10/13 00:14.
Evento realizado no Cine Ouro exibiu um dos doze documentários da série televisiva _Nossa História daria um filme_

Com a sala de cinema do Cine Ouro lotada, no dia 21 de outubro, foi lançada a série "Nossa história daria um filme", com a exibição do documentário sobre o bairro Vila Nova.

Público no lançamento da série de documentários "Nossa História daria um filme"


Na abertura do evento, a coordenadora do projeto, professora Rosana Borges, falou sobre o prazer de receber todos os que estavam presentes. Ela ressaltou que os documentários são resultantes de um projeto aprovado no Proext, um edital do Ministério da Educação (MEC), que concedeu verba para a sua realização, sem a qual não teria ocorrido. Ela agradeceu ao MEC, à Pró-reitoria de extensão e cultura da UFG (PROEC), que apoiou o projeto desde a elaboração até a execução, à FIC (Faculdade de Informação e Comunicação), ao curso de Jornalismo, ao Telelab e aos estudantes vinculados a ele, ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), à Faculdade de História, à TV UFG e à UFG que, segundo a professora, discute a cidade de Goiânia como nenhuma outra instituição faz no Estado, e aos participantes que deram depoimento, sem os quais a série não teria sido realizada. Segundo ela, o objetivo da série é dar visibilidade ao que é invisível, mostrando uma história não contada na história oficial. "Narrativas que se costuram em teias, como a identidade visual do projeto aponta, para construir uma outra história da cidade", finalizou a professora.

Rosana Borges


O diretor da TV UFG e da série, radialista Michael Valim, agradeceu a todos que participaram da série, devolvendo esse projeto para a cidade de Goiânia. Ele apontou que o projeto é de extrema importância, já que a TV tem como missão ser fonte de divulgação dos conhecimentos gerados na universidade e ser um espaço para pensar e discutir a cidade, dando visibilidade a temas e questões que às vezes não são divulgados. Segundo ele, trata-se de uma nova visão da cidade, elaborada pela visão de cada um que construiu essa cidade. “Objetivo principal do projeto é entender o que fomos, quem somos e que cidade queremos no futuro”, garante ele. Michael Valim disse ainda que conseguiu perceber, por meio das entrevistas realizadas, que todos tem um sentimento de pertencimento à cidade. Ele finalizou, dizendo que a TV e a UFG perceberam a importância do projeto, pois somente com a atuação da comunidade é que a TV UFG vai conseguir construir uma TV pública, permitindo que ela seja da cidade e para a cidade. Ele agradeceu especialmente a todos que abriram as portas de suas casas para receber a TV UFG.

Michael Valim


O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, saudou todos que colaboraram para realizar a série documental e mostrou-se honrado em encontrar no lançamento da série “Nossa História daria um filme” pioneiros da cidade, como um dos fundadores do Museu Antropológico da UFG. Ele disse que é com imensa satisfação que, no final do seu segundo mandato, vê muitas coisas sendo materializadas, como a TV UFG, já que, quando assumiu a Reitoria em 2006, a TV era apenas um sonho, uma concessão conquistada depois de 40 anos de luta. Ele enfatizou a extensão universitária como a principal forma de transformar políticas de governo em políticas de Estado. "Só a extensão permite que seja construída uma série como essa, com participação popular, trazendo essa participação efetiva com a sociedade, fazendo com que as pessoas se enxerguem dentro da UFG". O reitor finalizou, ressaltando que a TV UFG tem se consolidado, com passos lentos, mas firmes.

Edward Madureira Brasil


O historiador Fernando Viana, diretor da série de documentários, juntamente com o Michael Valim, agradeceu à UFG e à TV UFG pela confiança. Ele falou sobre a importância de construir esse trabalho com uma outra história, não a história oficial, e enfatizou que a série carrega a memória das pessoas entrevistadas, o que é muito difícil e exige muita responsabilidade. Para ele, a série é uma forma de pensar a cidade, com contribuição de vários professores da UFG, que trouxeram novos conceitos para o trabalho. Ele finalizou, lembrando da importância de se pensar em uma nova história, para evitar que as pessoas sumam da memória histórica, aquela que ajuda a construir a identidade.

Fernando Viana

 

Sobre a série:
A série televisiva "Nossa história daria um filme" procura articular os relatos de moradores da cidade de Goiânia. Por meio de suas memórias, eles revelam uma trama histórica surpreendente, uma importante ampliação da história oficial da cidade de Goiânia e várias expressões da vida na “jovem Goiânia” de nossos tempos.

Equipe que trabalhou na realização do documentário "Nossa história daria um filme"


Para mais informações, acesse: www.rtve.org.br

Source: Ascom/UFG