Lucimar Bello exibe mostra _Carta Cura Corte_ na UFG
Texto: Erneilton Lacerda
Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã desta terça-feira (22/10), a artista plástica Lucimar Bello abriu a exposição Carta Cura Corte, que ficará até 14 de novembro em cartaz, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Nos dias 22 e 23 de outubro, a artista também ministrará o workshop Palavrarias Imagizantes. A curadoria da exposição é da professora Irene Tourinho da FAV.

A proposta da exposição surgiu em 2011, quando Lucimar Bello participava do Programa de Residência Artística do Instituto SACATAR, na Ilha de Itaparica, na Bahia. “Esse trabalho nasceu de um e-mail que enviei para 65 pessoas com fragmentos de cartas escritas por Lygia Clark e Hélio Oiticica, trocadas entre eles. Nesses fragmentos, havia pequenos trechos que continham a palavra ‘carta’. 30 pessoas me responderam e, dessas, eu colei as respostas que elas me deram”, explica um dos passos do trabalho.
A exposição é um modo de assumir a fragilidade, de acordo com a artista. “A carta é sempre algo que você guarda ou destrói, mas é um objeto que traz em si essa função de curar o corte. Ou manter o corte. Então, a montagem tem a ver com o título e o pensamento do próprio trabalho”, revela Lucimar.

As “cartas de vento e do mundo virtual”, como descreve Lucimar Bello, foram feitas em papel de arroz japonês com grafite 4B. “As cartas deveriam ser colocadas para exposição com grande delicadeza. A Galeria da UFG permite isso, pois ela cria condições para essa leveza proposta pela Carta Cura Corte, tanto na escrita quanto nas respostas das cartas.”
资源: Ascom/UFG
