Livro de professor da Emac é premiado em edital da Funarte
O livro "Como é bom tocar um instrumento. Presença dos pianeiros na cena urbana brasileira - dos anos 50 do Império aos 60 da República" resultado da tese do professor da Emac UFG, Robervaldo Linhares Rosa, defendida em 2012 na UnB, recebeu o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013.
Sobre a obra:
Este trabalho, cujo título toma por empréstimo um verso de Caetano Veloso - “Como é bom poder tocar um instrumento” - tem como objeto a prática músico-laboral dos chamados “pianeiros” e, como objetivo, rastrear a trajetória destes profissionais do piano no período compreendido entre os anos 50 do Império e os 60 do século XX. Desenvolvido com o suporte teórico disponibilizado pela História Cultural, a pesquisa faz interface com a Música e tem como eixo norteador a convicção de que a performance pianeira se delineia e/ou se reconfigura segundo condições históricas que pontuam o período considerado, afetando aspectos plurais que vão desde os espaços de atuação até o próprio modo de tocar o instrumento. O cenário da cultura urbana recorta a cidade do Rio de Janeiro, metonímia do Brasil, como Plano de Observação que encontra em São Paulo uma espécie de contraponto. Estruturada em seis capítulos, a tese toma como base empírica um corpus plural, que inclui documentação impressa, fontes orais, fontes eletrônicas, fontes iconográficas, fontes sonoras (anexando um CD ao texto escrito) e uma estante de obras selecionadas que asseguram o necessário suporte histórico, pois, mais que moldura, nele se constroem questões identitárias, representações, sagas biográficas e pontos de inflexão desencadeadores das reconfigurações buscadas. Objetivou-se, ademais, fazer deste livro um lugar de mostração da história dos pianeiros que, nomeados na pesquisa ou anônimos, este trabalho homenageia.
Sobre o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música:
O objetivo do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música é fomentar, em âmbito nacional, a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música. Os trabalhos deverão tratar de questões referentes à música, nos gêneros erudito e/ou popular, podendo abordar: aspectos históricos, sociais, antropológicos ou econômicos; aspectos musicológicos acerca da obra de um ou vários compositores ou de determinada corrente estética; relações entre música/músicos brasileiros e música/músicos estrangeiros; relações entre música erudita e música popular; e aspectos relacionados à cadeia produtiva/criativa da música.
Com investimento total de R$ 251,4 mil, esta seleção contemplou dez projetos inéditos, entre eles monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas, relativos à música, nos campos erudito e/ou popular. A premiação para cada um dos contemplados é de R$ 20 mil.
Puderam se inscrever no Processo Seletivo autores brasileiros, natos ou naturalizados, com idade igual ou superior a 18 anos.
Para ver a lista dos premiados no Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013, clique aqui.
Para ver a Portaria com o resultado final do Prêmio, clique aqui.
Source: Ascom/UFG
