Escola de Música e Artes Cênicas da UFG realiza XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música

Em 03/10/13 09:49.
Durante os dias 02 e 04 de outubro, evento do Programa de Pós-Graduação em Música discutirá ações e interações do fazer musical na contemporaneidade

 Texto: Erneilton Lacerda

Fotos: Carlos Siqueira


A décima terceira edição do Seminário Nacional de Pesquisa em Música (Sempem) da UFG iniciou-se na manhã desta quarta-feira (02/10), no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). Sob o tema “Ações e interações do fazer musical na contemporaneidade”, o Sempem irá até esta sexta-feira, quando terão sido realizados sete recitais, cinco minicursos, três mesas-redondas e duas conferências, além de apresentações artísticas. O seminário recebeu cerca de 200 inscrições de participantes.

Na abertura, a coordenadora geral do Sempem, Claudia Regina Zanini, assinalou o crescimento do evento a cada nova edição, com a participação de estudantes de pós-graduação, mas também de graduação, inclusive de outros Estados. “É importante ressaltar que, em 2013, o Sempem propõe discussões acerca das ações e interações do fazer musical na atualidade, por entender que, por meio de ações e interações, estabelecem-se as funções do músico na contemporaneidade”, afirmou.

Coordenador de pós-graduação da Emac e da comissão científica do Sempem, o professor Carlos Henrique Costa conjeturou as dificuldades em partilhar as experiências no cotidiano, em razão da “correria da preparação de projeto de pesquisas ou de aulas”. “É para isso que se propõe este seminário: compartilhar todo esse processo diário e enriquecê-lo com o contato e a participação de outras pessoas.”

Para a diretora da Escola de Música e Artes Cênicas, Ana Guiomar Rêgo Souza, as temáticas do décimo terceiro Sempem apontam para o mesmo percurso que pautou a criação tanto da pós-graduação em Música da UFG quanto do próprio seminário: a busca por diálogo e pela interdisciplinaridade. “Apesar de serem discutidos desde a década de 1980, os temas deste seminário ainda são um desafio. É sempre oportuno e conveniente que insistamos em nossos simpósios e encontros sobre a importância do diálogo entre as áreas, sobretudo na pesquisa em música”, declarou.

O curitibano João Alexandre Straub é mestrando em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e veio a Goiânia especialmente para o XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Ele conta como chegou pela primeira vez em Goiás: “Um colega de Pelotas (Rio Grande do Sul) está fazendo mestrado na UFG e me enviou o link com a chamada para apresentações de trabalho e eu me interessei. Tenho expectativa que haja aqui uma troca de experiências e informações, já que muitas pessoas estão apresentando trabalhos que podem ter relação com o meu projeto. Os minicursos também têm temática diversificada, o que pode fazer com que aprendamos sobre a pesquisa em música no Brasil e no exterior”.  

 

Fonte: Ascom/UFG