Professor da UFG se torna membro de colaboração internacional em pesquisa
O professor Ricardo Avelino Gomes, do Instituto de Física (IF), tornou-se membro do que será o maior experimento de neutrinos com aceleradores de partículas, chamado LBNE. Ele concedeu entrevista para uma publicação do laboratório americano especializado em Física de Partículas, o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), localizado em Chicago, Estados Unidos. Na edição do dia 26 de setembro do Fermilab Today, anunciou a ampliação do consórcio internacional composto por 16 novas instituições do Brasil, da Itália e do Reino Unido e o início de um novo experimento que investiga a Física de Neutrinos. Esses experimentos são importantes para ampliar os conhecimentos sobre os neutrinos (partículas elementares da matéria), que ajudarão a compreender melhor os comportamentos da matéria, da energia, do espaço e do tempo.
De acordo com declarações do professor Ricardo Avelino para o Fermilab Today: "Trabalharemos na simulação de eventos de múons de raios cósmicos e gostaríamos de contribuir para a instrumentação do detector de fótons".
O professor atualmente está como Pesquisador Visitante (Fulbright), por 3 meses, no Fermilab e no Argonne National Laboratory (ANL), também em Chicago.
Quelle: Ascom/UFG
