Seminário Interdisciplinaridade movimenta UFG
Texto: Erneilton Lacerda
Fotos: Carlos Siqueira

O câmpus Samambaia da UFG está ainda mais movimentado desde esta segunda-feira (23/09), em função da realização do Seminário Interdisciplinaridade, evento regional para o qual se inscreveram 1.125 pessoas dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal. O encerramento do seminário ocorre hoje (24/09) e terá como resultado a Carta de Goiânia, documento que servirá de base para um evento internacional a ser realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Durante a abertura do Seminário, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da universidade, Divina das Dôres de Paula Cardoso, atribuiu o sucesso no número de inscritos à dedicação da instituição ao evento, tratado como de “extrema relevância”. “A incumbência de promover este seminário muito honra a UFG e também o Estado de Goiás.”

Para Divina, a necessidade da ampla discussão em termos conceituais e práticos é o que motiva eventos como o Seminário Interdisciplinaridade, cujo resultado é o alargamento dos conhecimentos quanto à temática. A pró-reitora destacou também que foram formados cinco grupos de trabalho, que terão a responsabilidade de elaborar um relatório e um documento final, com conclusão e encaminhamentos.

Ao definir a interdisciplinaridade como “questão de sobrevivência”, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, apontou a construção em andamento do Centro Regional para Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação (CRTI) como um bom exemplo da prática multidisciplinar. “A criação de ambientes multiusuários, com a colaboração de diversas instituições, é uma das formas mais eficazes de interdisciplinaridade”, argumentou.
Fonte: Ascom/UFG
