Professor da Faculdade de Medicina da UFG, Nilzio Antônio da Silva recebe título de Professor Emérito da UFG

En 02/09/13 06:58 .
O título é considerado a maior honraria que pode ser dada pela universidade a um professor por sua trajetória acadêmica e de serviços prestados à instituição

Uma noite de homenagens ao professor da UFG e médico Nilzio Antônio da Silva foi realizada dia 29 de agosto (quinta-feira). Em cerimônia solene, presidida pelo magnífico reitor Edward Madureira Brasil, Nilzio Antônio da Silva recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás, outorgado pelo Conselho Universitário da UFG, de acordo com a Resolução CONSUNI n.º17/2013. O título é considerado a maior honraria que pode ser dada pela universidade a um professor por sua trajetória acadêmica e de serviços prestados à instituição.
A solenidade de entrega do título foi realizada no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina, onde o homenageado foi prestigiado por ex-reitores da UFG, professores, residentes em Reumatologia, amigos e familiares. Os ex-reitores e professores eméritos da UFG, Milca Severino e Joel Pimentel de Ulhôa, fizeram parte da mesa diretiva, que também foi formada pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Vardeli Alves de Moraes, e pelo professor do Departamento de Clínica Médica da FM e HC, Marcelo Fouad Rabahi. Também estiveram presentes na cerimônia o ex-diretor da FM e também professor emérito da UFG, Heitor Rosa, e os professores José Edison (chefe do Núcleo de Neurociências do HC) e Hélio Naves, além de outros.
Conduzido à mesa diretiva pela professora da Faculdade de Medicina e primeira residente em Reumatologia do Hospital das Clínicas da UFG, Jozélia Rêgo, e pelo professor José Cassiano Neto, Nilzio Antônio da Silva foi também parabenizado pela Associação dos Docentes da UFG (Adufg Sindicato) com uma faixa estampada à frente da mesa diretiva e pela apresentação musical do Duo Aroeira, composto pelo violinista Lucas Andrade Santana e pelo violonista Vinícius Linhares da Silva.

“Ao longo da minha carreira, nunca imaginei que receberia tão grande honraria. Fui tomado por dois sentimentos: um de orgulho e outro de temor. Orgulho porque o título de Professor Emérito é muito especial. E temor por saber que aqueles que já receberam o título são personalidades de grande relevância, aos quais eu não considero que posso ser comparado”, refletiu o professor Nilzio. Apesar disso, ele contou como foi sua trajetória acadêmica pela UFG e relembrou como se esforçou para estruturar o serviço de Reumatologia no HC, que foi inaugurado durante a gestão do reitor Ary Monteiro, para atender a uma multidão de enfermos que padeciam de lúpus, seu principal tema de interesse. Além disso, faltava no HC profissionais dessa especialidade.
Nilzio Antônio da Silva dedicou seu título aos seus filhos e esposa e aos professores que colaboraram ao longo de sua vida, especialmente o professor Heitor Rosa, que o ensinou a ter perseverança para trabalhar, na maioria das vezes, com poucos recursos.

Discursos

Autor da proposta feita ao Conselho Universitário da UFG, o professor Marcelo Rabahi proferiu uma saudação ao professor Nilzio Antônio da Silva destacando a trajetória de vida do homenageado na UFG, que começou como acadêmico do curso de Medicina, em 1963, graduou-se no ano de 1968, e chegou ao cargo de professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFG, em 1997. Passou por vários cargos de gestão e fundou o Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da UFG, do qual foi coordenador durante 25 anos.
Nascido em 1962, na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE e filho do major do exército Napoleão Hermínio da Silva com Durvalina Nilza Silva, Nilzio Antônio da Silva, devido às frequentes mudanças decorrentes da trajetória profissional de seu pai, teve a oportunidade de morar em pequenas cidades do interior do país e conhecer diferentes realidades de vida. Em 1962, mudou-se para Goiânia para morar com os avós paternos e estudar medicina.
“Sua história é uma síntese dentro da história da Medicina em Goiás”, disse Rabahi ao descrever a contribuição do professor Nilzio para a medicina em Goiás: após cursar residência médica em Reumatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual (São Paulo, 1971), Nilzio voltou para Goiânia e foi coordenador do Serviço de Clínica Médica do Hospital do Inamps (atual HGG) entre 1974-1984; diretor geral do Hospital do Inamps (1983-1984); trabalhou como voluntário no Hospital das Clínicas da UFG durante 14 anos até se tornar professor da Faculdade de Medicina da UFG, em 1987, quando foi aprovado no concurso público. Em 1991, recebeu o título de Doutor em Reumatologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1997, concorreu ao cargo de Professor Titular de Reumatologia do Departamento de Clínica Médica, cargo que ocupou até se aposentar, em janeiro de 2012. Atualmente, Nilzio Antônio da Silva continua como voluntário na atividade clínica nas áreas de infecções reumáticas, artrite reumatoide e lúpus, seus principais temas de interesse.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Vardeli Alves de Moraes, reforçou que o título concedido ao professor Nilzio Antônio da Silva representa uma parte da gratidão da Faculdade de Medicina à sua contribuição para com o ensino, a pesquisa e a extensão, o tripé que forma os pilares da universidade.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, considerou um “privilégio” conviver com o professor Nilzio durante o tempo em que ele esteve recentemente à frente da administração da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) e elogiou o trabalho da Fundahc, cuja parceria com a UFG e o município de Goiânia concretizou o funcionamento da Maternidade Dona Íris.
Edward Madureira Brasil também ressaltou que a credibilidade da UFG, que hoje é referência no ensino superior, se deve ao seu quadro de professores que são, em sua maioria, doutores e dedicam a sua vida, como fez o professor Nilzio, ao ensino e à pesquisa.

Títulos e premiações

Rabahi destacou também a paixão de Nilzio Antônio da Silva pela Reumatologia, lembrando as várias premiações e títulos já recebidos pelo professor, como membro honorário das Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Paulista de Reumatologia, Sociedade Gaúcha de Reumatologia, Sociedade Amazonense de Reumatologia, Sociedade Paraguaia de Reumatologia e Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Nilzio também já foi chefe do Departamento de Clínica Médica do HC/FM-UFG, coordenador da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da FM/UFG; coordenador do Núcleo de Pesquisa do HC/UFG; membro da Comissão de Ética do HC/UFG; e recentemente emprestou toda sua experiência e competência administrativa no cargo de diretor Executivo da Fundação de Apoio ao hospital das Clínicas, a Fundahc.
Foi ainda presidente da Sociedade Goiana de Reumatologia e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (Gestão 1990-1992). É Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Fellow Internacional do American College of Rheumatology e membro da Academia Goiana de Medicina.
De sua vasta participação corporativa, também inclui atividades como membro da diretoria do Centro Acadêmico XXI de Abril da FM/UFG por várias gestões consecutivas, enquanto acadêmico do Curso de Medicina; Diretor em várias gestões da Associação Médica de Goiás (AMG), membro do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Sociedade Goiana de Reumatologia (SGR) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Foi ainda organizador de eventos de sua especialidade médica, destacando-se como presidente da Jornada Brasileira de Reumatologia (Caldas Novas,1979) e presidente do Congresso Brasileiro de Reumatologia (Goiânia, 2002).
De sua produção científica, vale lembrar a autoria de capítulos de livros de Semiologia, Clínica Médica e Reumatologia, e de artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais, principalmente na Revista Brasileira de Reumatologia, da qual é revisor há vários anos.

 

 

Fuente: HC/UFG