Conselhos começam a avaliar proposta do novo Estatuto

Texto: Kharen Stecca
Fotos: Ana Maria Antunes
O Conselho Pleno da UFG (CEPEC, Consuni e Curadores), no dia 30/08 (sexta-feira), começou a analisar o novo Estatuto e Regimento Geral da universidade. Esta foi a primeira de sete reuniões já agendadas para discutir esse documento que é o marco regulatório principal da universidade.
A pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Chaves, fez uma explanação sobre como foram realizadas as reuniões da comissão, que discutiram o novo estatuto. Segundo ela, o novo estatuto muda a forma de divisão de poder na UFG.
A proposta é que a Universidade tenha um sistema de gestão que aborde uma universidade multirregional. A pró-reitora mostrou dados que evidenciam que entre 2005 e 2012 a universidade teve um enorme crescimento. As matrículas subiram de 12912 para 21420 (66% de aumento), de 3 mil para 6544 vagas de graduação, de 1182 para 2162 professores na instituição. "Todo esse crescimento exige um redesenho da UFG, no campo acadêmico, cultural, político e geográfico", explicou ela.
Entre os desafios do novo estatuto estão: elevar a interdisciplinaridade, o que cada conselho terá poder de deliberar, evitar a pulverização excessiva de unidades, o estabelecimento de representações de cada categoria, a elevação da colaboração e interação entre as matrizes curriculares e a quebra da rigidez estrutural que não permite a abertura de novos cursos vinculados a uma unidade acadêmica.
As questões mais polêmicas ficaram em torno da nomenclatura para identificação dos diversos câmpus, que passariam a ser de Regionais, e a composição dos conselhos por representação calculada pela quantidade de cursos em cada área.
As próximas reuniões já estão marcadas para: 30 de agosto, 13 de setembro, 27 de setembro, 11 de outubro, 25 de outubro, 1º de novembro, 29 de novembro. Apenas a reunião de 29 de novembro será no Auditório da Faculdade de Letras (Cine-UFG). O restante será na Biblioteca Central.

Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Estatuto
