Fórum Goiano dos Pontos de Cultura movimenta cena cultural da capital
Texto: Erneilton Lacerda
Foto: Carlos Soares

“Sintam-se em casa”. Foi com a frase proferida pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, que foram recebidas as centenas de pessoas presentes na solenidade de abertura do Fórum Goiano dos Pontos de Cultura – Teia Goiás. Realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, a Teia da Diversidade, como foi denominada, realizou palestras, debates, mostras artísticas e exposições.
A abertura oficial do evento ocorreu na sexta-feira (23/08) e contou com uma apresentação artística do Ponto de Cultura Buracão da Arte e Grupo Yabara. Autoridades goianas e de estados como Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso, além de representantes do Ministério da Cultura (MinC), estiveram presentes. Mais de 50 pontos de cultura da capital e interior do Estado participaram do primeiro dia da Teia.
Para o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a universidade é o lugar de se mediar as questões entre a sociedade e o governo, pois o faz com isenção e credibilidade. “Estruturamos a UFG para receber eventos culturais. Mais importante do que o espaço físico, são a articulação e o diálogo entre os diversos atores, os quais proporcionamos. Conseguimos colocar a UFG na cena cultural de Goiânia e do estado.” De acordo com Edward Madureira, o objetivo, desde o início de seu mandato, era romper as barreiras que separavam a universidade da sociedade.
Quelle: Ascom UFG
