Seminário debate saúde e aposentadoria dos servidores públicos
Texto: Erneilton Lacerda
Fotos: Mateus Geovane
Durante toda a segunda-feira (19/08), servidores públicos da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) participam do Seminário Aposentadoria do Servidor Público, no teatro do IFG. Com o objetivo de preparar os servidores para uma aposentadoria com mais qualidade de vida, o evento é uma realização em parceria entre as três instituições federais de educação juntamente com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Reitor da UFG, Edward Madureira, discursou na abertura do evento
Na abertura do seminário, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, comemorou a possibilidade das instituições pensarem de forma conjunta suas atividades, desde a oferta de cursos à preocupação com a saúde de seus servidores. “Goiás tem dado um exemplo ao restante do País, pois suas instituições federais de ensino têm uma harmonia pouco vista em outros estados.” Quanto à temática do seminário, o reitor disse se tratar de “um momento de preparo para aqueles que se aposentarão nos próximos anos e mesmo para os que continuarão trabalhando por um bom tempo”.
Com um discurso crítico, o reitor do IFG, Paulo César Pereira, enfatizou que “é preciso reconhecer o valor dos servidores públicos”. “A mídia brasileira, com raríssimas exceções, estigmatiza o servidor público e descaracteriza a importância do serviço público. Ela [a mídia] tenta tratar o Estado apenas como regulador de políticas, esquecendo-se que o Estado é um prestador de serviço inestimável à sociedade”, argumentou. Além disso, Paulo César Pereira definiu a aposentadoria como uma mudança de fase. “Este seminário é como uma preparação para esta próxima fase que chegará depois de darmos nossa contribuição para a construção do Brasil.”

Paulo César Pereira, reitor do IFG
Assistente em administração do IFG há 16 anos, José Carlos Rodrigues Moura participou da abertura do Seminário Aposentadoria do Servidor Público. Ele, que se aposentará em no máximo quatro anos, declarou que era a primeira vez que participava de um evento cujo tema era a aposentadoria. “Espero sanar muitas das dúvidas que tenho quanto ao assunto. Estou com boas expectativas de sair daqui bem informado”, empolgou-se.

José Carlos Rodrigues, servidor do Instituto Federal de Goiás
Fonte: Ascom/UFG
