Seminário sobre agricultura familiar reúne diferentes áreas do conhecimento
Texto: Luíza Mylena
Fotos: Matheus Giovane
Durantes os três dias da Agro Centro-Oeste, os pôsteres dos trabalhos do 2º Seminário Científico sobre Agricultura Familiar estiveram expostos no Centro de Cultura e Eventos da UFG, reunindo diferentes pesquisas que visam o melhoramento da agricultura familiar seja no plantio ou na promoção de políticas voltadas para os pequenos produtores.
Trabalhos tiveram participação de instituições de todo o estado
O professor Renato Santos, coordenador do seminário, conta que este ano 30 trabalhos foram escolhidos para as apresentações orais, que ocorreram nos dia 12, 13 e 14 de junho. Além disso, mais 20 pôsteres de trabalhos inscritos para o seminário foram expostos no local. Santos disse que foi necessário escolher 30 de 50 trabalhos enviados.
Tantos trabalhos resultaram em um tempo apertado para as apresentações: em 10 minutos o participante fazia um breve resumo de seu trabalho e tirava dúvidas dos ouvintes. No salão do Centro de Eventos era possível ainda encontrá-los ao lado de seus pôsteres e conversar um pouco mais sobre os trabalhos científicos. Os pôsteres abordavam os mais variados temas como por exemplo, políticas públicas para pequenos produtores, gestão na agricultura familiar e formas de otimização de plantio.
A discussão científica
O agrônomo Ricardo Siqueira se apresentou pela segunda vez no Seminário e acredita que tanto a organização do Seminário quanto a participação nas apresentações de trabalhos melhoraram na edição deste ano. Siqueira disse que é importante que um evento proporcione a discussão com outros pesquisadores sobre o que se tem pesquisado e trabalhado acerca da agricultura familiar.
Marcelo Gosch também fez a apresentação do seu trabalho na Feira pela primeira vez. Para ele, seminários que reúnam trabalhos científicos são importantes para poder conhecer e debater pesquisas feitas em várias partes do estado, principalmente por tratar de um assunto pouco discutido como a agricultura familiar. O agrônomo acredita, entretanto, que o principal feito do seminário é poder agregar o conhecimento científico ao desenvolvimento de tecnologias que incentivam a assistência técnica aos pequenos produtores, colocando em prática os estudos.
Renato Santos, coordenador do seminário, se surpreendeu com a grande procura para a apresentação de trabalhos
Qualidade e quantidade
A primeira edição do Seminário também foi coordenada pelo professor Renato Santos. Para ele, além do número de inscritos ter crescido nesta edição, totalizando 160, a qualidade dos trabalhos também aumentou significativamente “Nesta edição tivemos mais trabalhos de forte envolvimento com a agricultura familiar, no próximo ano pretendemos continuar com ajustes para podermos ter trabalhos ainda melhores”. Entre os trabalhos inscritos haviam artigos, monografias e relatos de experiência, que foram apresentados por estudantes, professores e pesquisadores das ciências da terra e das ciências humanas, o que fortalece a troca de conhecimentos.
Confira notícias relacionadas ao evento:
Feira Agro Centro-Oeste Familiar terá espaço de Educação Ambiental
Seminário discute agricultura familiar na região Centro-Oeste
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Agro Centro-Oeste
